DestaquesTodas as Notícias

Fieis celebram chegada de São Marcelino

anuncio17 UNIFSA

“A fé é o que nos move a seguir em frente e alcançar o impossível”. É sob este princípio que a comunidade de Lagoa dos Marcelinos, zona rural de Santana do Piauí, vivenciou na noite do último sábado, 23, um grande momento de fé e devoção, a chegada da imagem do Santo Padroeiro, São Marcelino, agora restaurada e duas réplicas.

A noite regada a muitas emoções e agradecimentos pelas graças alcançadas em São Marcelino, reuniu devotos de várias cidades, todos imbuídos em um mesmo sentimento – a fé. A imagem do Santo Padroeiro estava desde fevereiro deste ano em Juazeiro do Norte, no Ceará, para um processo de restauração e a confecção de uma réplica.

Imagem restaurada e réplicas - Foto: Paula Monize
Imagem restaurada e réplicas – Foto: Paula Monize

O retorno das imagens à comunidade de Lagoa dos Marcelinos seguiu o mesmo trajeto vivido há 32 anos, em maio de 1983, quando a imagem original trazida de Roma pelo padre Alfredo e o Bispo Dom Augusto chegou pela primeira vez ao povoado.

Uma grande número de fieis aguardavam o retorno das imagens na entrada de Santana do Piauí, em frente a Unidade Escolar Joaquim Borges de Oliveira. As imagens de São Marcelino chegaram ao solo santanense por volta das 18h sob um coral espontâneo que ecoavam o Hino do Santo Padroeiro, e sob fortes aplausos.

Concentração dos fieis na Comunidade de Lagos dos Marcelinos - Foto: Paula Monize
Concentração dos fieis na Comunidade de Lagos dos Marcelinos – Foto: Paula Monize

Do local citado, os devotos seguiram em procissão até a comunidade de Lagoa dos Marcelinos, onde as imagens do Santo foram levadas a uma das primeiras residências construídas no Povoado. Lá os fieis puderam ter um contato mais próximo com as imagens que ficaram expostas ao público.

IMG_5086

A Santa Missa

Outro momento preparado para celebrar o retorno do Santo Padroeiro foi a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pároco Padre Adalto Vieira dos Santos Filho.

IMG_5101

A celebração teve início às 19h20min na Igreja de São Marcelino reunindo dezenas de devotos. Durante o momento religioso, a emoção novamente falou mais alto e os fieis demonstravam em forma de promessas os pedidos alcançados.

IMG_5147

Em meio a homília, o padre Adalto Vieira destacou a história de São Marcelino, como um homem que se voltou a disseminar os projetos de Deus e acabou sendo martirizado pelos homens. São Marcelino foi papa e depois foi canonizado, tornando-se Santo.

IMG_5163

Milagres

Mais uma vez a fé em São Marcelino fez se tornar possível o que antes parecia um obstáculo.

IMG_5164

Durante o processo de restauração e confecção da réplica, o escultor e restaurador, Gilson Vieira, foi acometido com a dengue hemorrágica, o que o impossibilitou de continuar o trabalho, e até mesmo colocou sua vida em risco. Mas a fé, e pedidos ao Santo Padroeiro fizeram com que Gilson Vieira se recuperasse.

Em sinal de seu agradecimento, Gilson Vieira doou para a comunidade uma terceira imagem, que dispõe de um valor inestimável.

IMG_5127

Mobilização

Desde o envio das imagens para Juazeiro do Norte, toda a comunidade e fieis do Santo São Marcelino, tem se mobilizado com a realização de uma rifa e de eventos promocionais para arrecadar recursos para o pagamento de restauração das imagens. Até o momento, cerca de 80% do valor do trabalho já foi arrecadado.

Há mais de três décadas, a comunidade de Lagoa dos Marcelinos festeja o dia de São Marcelino, comemorado no dia 02 de junho. Desde então, inúmeros pedidos, demonstrações de fé e devoção ocorrem, fazendo deste um Santo bastante venerado pela comunidade e por fieis de outras cidades.

IMG_5171

IMG_5168

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.