DestaquesEducaçãoGeralTodas as Notícias

Confira a programação do Salão do Livro do Vale do Guaribas

anuncio17 UNIFSA

A Secretaria Municipal de Educação, SEME, divulgou, nesta quarta-feira (02), a programação final do ciclo de palestras do III Salão de Livro do Vale do Guaribas e, ainda, a programação dos shows musicais. O evento acontecerá de 09 a 13 deste mês, no Estádio Helvídio Nunes.

SaliVaG 2015
SaliVaG 2015

Confira:

Quarta-feira 09/09

19h– Abertura oficial

20h- Professor José Bispo- Um mestre exemplar

Palestrante: Francisco das Chagas Sousa, o Chaguinha- PI. (Formado em letras pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina e em Direito pela Universidade Estadual do Piauí. Especialista em Metodologia do ensino superior, em Linguística do Texto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Linguística pela Federal do Piauí.

21h- Show musical com In The Clouds.

Quinta-feira 10/09

08h- O preço de um resgate

Palestrante: Isaac Folha- PI. (Cantor, compositor, músico-educador, escritor e conferencista. Já teve suas composições gravadas por vários artistas do circuito nacional. Em 2005, venceu o 1º e o 2º “festival Chapada do Corisco” e em 2006 foi finalista do festival de música “Cantos do Piauí”.

09h30min- Apresentação Musical.

10h- O amor depois do perdão: Observações cotidianas e poéticas dos casais contemporâneos.
Palestrante: Fabrício Carpinejar-RS. (Poeta, jornalista, cronista e professor. Mestre em Literatura Brasileira. Lançou As solas do sol, em 1998. Em 2003 publicou a antologia Caixa de sapatos, que lhe conferiu notoriedade nacional.

11h30min– Intervalo (Visitação dos estandes)

15h- Apresentação Musical.

15h20min- “Griot”, o contador de histórias africanas

Palestrante: Rego Júnior- MA. (Radicado em Brasília, produtor cultural do Poeme-se, oficina de contação de histórias. Desenvolve trabalho sobre a temática  do bullying circulando nas escolas do DF e região).

19h- Doçuras e delícias em prosa, versos e cantigas
Palestrante: Lilia Diniz- MA. (Atriz, poetisa, cantora e compositora popular, artesã, membro do Proyecto Cultural Sur, movimento de intercâmbio que abriga poetas, artistas plásticos, atores e músicos da América Latina e América Centra).

20h30min- Show musical com o humorista Ivonildo do Nordeste.
21h30min- Show musical com a banda Dr. Mundo.

Sexta-feira 11/09

08h- Educação Inclusiva e Diversidade Sexual do Vale do Guaribas

Palestrante: Paulo Mafra- PI. (Historiador (FUNESO), especialista em História das Artes e das Religiões (UFRPE) e em História do Brasil com ênfase em História do Piauí (UFPI). Mestre e doutorando em Serviço Social (UFPE). Coordenador da Diversidade e Inclusão na Secretaria Municipal de Educação (SEME) de Picos-PI. É autor do livro O Silêncio e o Segredo do Cabeça de Cuia: Violência contra gays, Homofobia e Militância LGBT no Vale do Rio Guaribas -Editora Appris/2015).

10h- O Ordenato Territorial Urbano e seus efeitos no convívio social- O caso da cidade de Picos

Palestrante: Graziani Fonseca-PI. (Sociólogo, Mestre em Planejamento regional e urbano, professor universitário da UFPE e da UFPI (aposentado).Consultor independente (nas áreas de urbanismo, desenvolvimento rural, educação e meio ambiente) com trabalhos junto ao: UNICEF, Ministério das Cidades, Ministério do Planejamento, Ministério do Desenvolvimento Agrário, etc).

11h30min- Intervalo para visitação aos estandes.

15h- Apresentação Cultural

15h20min- Palestra Jurídica

Palestrante: Marcelo de Jesus Monteiro- PI. (Promotor de justiça).

19h- O mundo encantado da Literatura de Cordel
Palestrante: Klévisson Viana- CE. (Poeta popular, cartunista, xilogravador e editor, é fundador da Tupynanquim Editora e da Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará (AESTROFE). Publicou 23 livros e mais de 100 folhetos de cordel de sua autoria, com versões para teatro, quadrinhos e TV).

20h30min- Show musical com Juliana Guedes, lançamento do 1° CD.

Sábado 12/09

08h- Lendas do Piauí

Palestrante: Arleni Portelada- PI. (Radialista, jornalista. Pertence à Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará, onde representa o município de Fortaleza. É membro da Diretoria da Associação cearense de Imprensa e Assessora de Imprensa do Núcleo da Infância e da Juventude do Poder Judiciário).

09h30min- Apresentação Musical.

10h- No princípio era o verbo, devaneios sobre literatura
Palestrante: Ana Miranda- CE (Escritora, poeta, romancista. Ganhadora do prêmio de Academia Brasileira de Letras, com o romance com Dias & Dias. Dirigiu o Instituto de Artes da Funarte e foi editora chefe dessa instituição, entre 1977 e 1983. É desenhista, ilustrando as capas de seus livros. Teve formação literária com o escritor Rubem Fonseca, entre 1979 e 1989).

11:30- Intervalo para visitação aos estandes.

15h20min- Texto Científico x Texto Literário.
Palestrante: Gilson Chagas- PI. (Escritor, Mestre em Ciências Empresariais/Contabilidade, Especialista em Auditoria e bacharel em Ciências Contábeis. Tem cursos profissionalizantes em jornalismo e comunicação em rádio e estudos extensivos em teologia e outras áreas. É professor universitário no Distrito Federal, onde exerce a docência acadêmica em Ciências Contábeis, Gestão de Tributos e TCC, em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente leciona na Faculdade Processus, – Brasília –DF.)

19h- “A poesia no livro, no disco, na nuvem”

Palestrante: Thiago E.- PI. (É poeta de testes, músico e compositor. Autor de “Cabeça de Sol em Cima do Trem” (livro e disco). Integra a banda Validuaté, com a qual lançou os discos “Pelos Pátios Partidos em Festa”, “Alegria Girar”, “Este Lado Para Cima” e o CD e DVD “Validuaté ao vivo”. É editor da revista Acrobata).

20h30min – Show musical com Rômulo Júnior

Domingo 13/09

08h- Memória, história e jornalismo: um universo de possíveis

Palestrante: Nilsângela Cardoso Lima- PI. (Doutora em Ciências da Comunicação (UNISINOS); Mestre em História do Brasil- UFPI).

09h30min- Apresentação Musical

10h- Tipos de Conhecimento

Palestrante: Assis Brasil- PI. (Romancista, cronista, crítico literário e jornalista, atuou como crítico literário, no Jornal do Brasil, Diário de Notícias, Correio da Manhã e O Globo, membro da Academia Piauiense de Letras.Tem mais de 100 obras publicadas, entre elas Beira Rio Beira Vida, 1965; A Filha do Meio Quilo, 1966; O Salto do Cavalo Cobridor e Pacamão (Tetralogia Piauiense); Os que Bebem como os Cães (Ciclo do Terror); Nassau, Sangue e Amor nos Trópicos, Jovita e Tiradentes (romances históricos).

11:30 – Intervalo para visitação aos estandes.

15h:20min- Cordel brasileiro: História comentada, das feiras livres ao mundo digital

Palestrante: Beto Brito-PB. (Poeta, músico, autor, autor do maior cordel do mundo. Parceiro de grandes nomes da música brasileira, entre eles Zé Ramalho. Beto Brito é autor de vários de vários livros que mantêm viva a cultura nordestina).

19h- Diversidade Cultural em Contos & Causos

Palestrante: Horácio Almeida- PB. (Coordenador do Centro de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande- PB. Articulista no jornal correio da Paraíba. Escreve para revistas literárias paraibanas, membro da associação de poetas e escritores da paraíba, membro do conselho universitário da UFCG. Possui oito livros publicados:  tendo um deles (histórias verídicas… de um mentiroso!) sido apresentado no programa do Faustão (dicas do Faustão). Consta entre os 10 autores que mais vendem livros no Nordeste).

20h30min – Show musical com Oswando Barros e banda.

22h- Show musical com Vicente Neri.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.