DestaquesMunicípiosTodas as Notícias

Mesmo com as chuvas, cidades da região de Picos ainda sofrem com a estiagem

anuncio17 UNIFSA

As fortes chuvas que atingiram o Estado do Piauí em 2017 fizeram com que muitos piauienses respirassem aliviados. Mas em muitas cidades mesmo com as chuvas não foi o suficiente para acabar com o drama da estiagem. Na cidade de São Julião, por exemplo, a barragem de Piaus, que abastece o município, não encheu o suficiente para aliviar o problema da população.

Segundo Francisco Sousa, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a situação é ameaçadora. “Eu nunca tinha visto um nível tão baixo na barragem desde a inauguração há quatro anos. Da maneira que está se não chover vai prejudicar as pessoas. Se não chover a população ficará sem o abastecimento de água nas torneiras”, disse.

Barragem de Piaus em São Julião
Barragem de Piaus em São Julião

A situação é tão crítica que os projetos de produção de peixe e fruticultura acabaram devido a estiagem. A adutora de São Julião é responsável pelo abastecimento de Fronteiras, Vila Nova, Alagoinha, Pio IX e Campo Grande.

Outra cidade onde o problema é ainda mais grave é Pio IX. No único reservatório que dava suporte para a população não tem mais água. Desde setembro do ano passado o açude Cajazeiras secou e centenas de agricultores e pescadores foram afetados.

“O pessoal aqui produzia hortas, pescavam e agora não podem mais fazer isso. Desde que o açude secou o pessoal que dependia dessas águas estão vivendo de programas sociais do governo federal”, disse Naldo Andrade, tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pio IX.

G1 Piauí

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.