DestaquesTodas as Notícias

Picos tem 155 casos de dengue e 35 de Chikungunya notificados

anuncio17 UNIFSA

A Secretaria de Saúde de Picos notificou, até a última quarta-feira (21), 155 casos de dengue nas zonas urbana e rural, dentre os quais, 44 foram confirmados por meio de exames laboratoriais. O número de pessoas com Chikungunya chega a 35; desse total, 12 tiveram a doença confirmada. A maior incidência, até o momento, está no bairro Paraibinha e povoado Carnaíbas.

“Nos locais onde estamos fazendo exames e confirmamos por laboratorio que ali tem vírus circulante da dengue ou da Chikungunya, os demais casos que aparecem com sintomas, a gente fecha pelo clínico epidemiologico, então, não precisa que 100% das pessoas façam exames”, esclarece a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Karielly Alencar.

Mosquito transmissor da dengue – Foto: Reprodução

Para conter o crescimento do número de casos, o Município está trabalhando o bloqueio, com o tratamento dos focos com larvicidas, alevinos em grandes reservatórios, especialmente da zona rural, e carro fumacê. “Em todas as localidades onde temos casos positivos, esse bloqueio é deslocado para lá”, pontua Karielly.

De acordo com a coordenadora, 80% dos focos do mosquito Aedes Aegypti são econtrados dentro das residências. “Por isso, enfatizamos a corresponsabilidade das pessoas. O recomendado é que, pelo menos uma vez por semana, façam a vistoria nas suas casas, lavem as vasilhas e reservatórios de água com esponja e sabão, porque isso interrompe o ciclo do ovo, o ciclo do mosquito”, alerta.

Outro ponto enfatizado pela Vigilância Epidemiológica diz respeito ao lixo despejado nos terrenos baldios. “A responsabilidade do terreno é do proprietário, mas não teremos problemas com isso, se as pessoas não forem lá jogar lixo, porque vai criar foco naquela tampinha, casca de ovo, sacola”, finaliza.

Ascom SMS 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.