DestaquesTodas as Notícias

Reitor Nouga Cardoso recebe título de cidadania picoense

anuncio17 UNIFSA

Em solenidade realizada na noite dessa quarta-feira (13), no plenário da Câmara Municipal de Picos, o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nouga Cardoso Batista, recebeu o título de cidadão picoense. A honraria foi concebida pelos vereadores Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), José Luís de Carvalho e Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó.

A solenidade, que foi presidida pelo vereador Rinaldinho (PP), reuniu estudantes, servidores e professores da Uespi de Picos, vereadores e familiares e amigos do homenageado.

Nouga Cardoso recebendo a honraria- Foto: Romário Mendes

A vereadora Dalva Mocó, o vereador Wellington Dantas e o professor da Uespi, Damião Rocha, usaram a tribuna e destacaram a trajetória de Nouga, enaltecendo seus serviços à frente da Universidade Estadual do Piauí, principalmente para o Campus de Picos.

Vereadora Dalva Mocó – Foto: Romário Mendes

Após receber a honraria dos vereadores e amigos, Nouga Cardoso usou a tribuna e se emocionou em alguns momentos. Ele agradeceu os vereadores pela homenagem e aos amigos da Uespi de Picos e sua família pelo apoio e por acreditar no seu trabalho.

Professor Nouga Cardoso se emocionou durante o seu discurso – Foto: Romário Mendes

Em entrevista à imprensa, Nouga afirmou que o sentimento é de alegria e gratidão. “Hoje eu me alegro muito que a sociedade de Picos, que há tempo já acolhia o professor Nouga, também nesse momento me concede o título de cidadão picoense, que vou saber honrar muito e valorizar esse título e a partir de hoje todo picoense tem o professor Nouga para trazer benefícios sociais e institucionais para a cidade de Picos”, agradeceu.

Perfil

Nouga Cardoso Batista é natural do município de Monsenhor Gil, sendo um dos dez filhos de uma família de agricultores. Foi reeleito reitor da Uespi no dia 08 de novembro de 2017, tendo como seu candidato a vice- reitor, o ex-diretor  da Uespi Campus de Picos, professor Evandro Alberto de Sousa.

O professor Nouga Cardoso Batista é Doutor em Físico-Química pela Universidade de São Paulo – USP e Mestre em  Química Analítica pela mesma instituição. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Trabalhou como professor substituto no Instituto Federal de Educação do Piauí – IFPI, onde ministrou disciplinas na área de química geral, química orgânica e aplicada à radiologia. Foi professor efetivo na rede de educação do Estado do Maranhão, onde colaborou na elaboração da Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado do Maranhão, nos anos de 2002 a 2004.

Na UESPI, tem dedicação exclusiva e já exerceu várias atividades. Entre 2001 e 2003 exerceu a função de Coordenador do curso de Licenciatura Plena em Química e no ano de 2004 participou da Comissão de Modificação do Currículo do referido curso.

Foi membro do Colegiado do Curso de Química e do Conselho do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.

Tem vasta experiência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na área da pesquisa privilegiou o ensino e aprendizagem da química.

Exerceu a função sindical, tendo sido presidente da Associação dos Docentes da UESPI- ADCESP e membro da Direção Nacional dos Sindicatos dos Docentes – ANDES.

Na UESPI ainda foi Coordenador Geral do Núcleo Interinstitucional de Estudo e Geração de Novas Tecnologias para o Fortalecimento do Arranjo Produtivo local do Babaçu – Projeto GERATEC. Quando foi eleitor Reitor, era Vice-reitor na gestão do professor Carlos Alberto Pereira da Silva.

Mais fotos da solenidade 

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.