DestaquesGeralTodas as Notícias

Agricultores picoenses investem no cultivo de produtos orgânicos

anuncio17 UNIFSA

A parceria entre a Federação Brasileira dos Bancos – FEBRABAN, Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí – SEBRAE/PI e a Prefeitura Municipal de Picos através da Secretaria Municipal de Agricultura vem desenvolvendo junto aos pequenos agricultores o cultivo de produtos agrícolas no município. Cerca de 10 agricultores picoenses têm se dedicado à respectiva atividade agrícola e obtendo boa rentabilidade.

Plantio de hortaliças orgânicas - Imagem Ilustrativa
Plantio de hortaliças orgânicas – Imagem Ilustrativa

O secretário de Agricultura de Picos, Manoel Vieira, destaca o desenvolvimento desta cultura agrícola como um avanço para a economia de Picos. “Diante do período de estiagem que tanto tem prejudicado o semiárido piauiense, a dificuldade no abastecimento de água, e outras necessidades tem feito com que os agricultores invistam em outros tipos de produtos, como é o caso do plantio de hortaliças orgânicas. Em Picos esta atividade tem dado muito certo, mesmo com os problemas no abastecimento de água”, explica Manoel Vieira.

Manoel Vieira, secretário de Agricultura - Foto: Paula Monize
Manoel Vieira, secretário de Agricultura – Foto: Paula Monize

Recentemente os produtos estavam sendo expostos na Praça Josino Ferreira para venda ao público. No entanto, os agricultores tem a liberdade da venda direta nos locais de produção, assim como nas feiras-livres do bairro Centro e Junco.

No município as hortaliças estão sendo cultivadas no bairro Val Paraíso e demais pontos, e na zona rural na comunidade de Tabuleiros dos Pios. Devido ao período de estiagem o plantio em Tabuleiros dos Pios foi prejudicada.

Vantagens no consumo de produtos orgânicos

Pesquisas e estudos realizados pelos mais importantes órgãos nutricionais e agrícolas do mundo confirmam que o alimento orgânico é mais nutritivo do que o alimento convencional. Segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), os alimentos de origem orgânica apresentam 63% a mais de cálcio, 73% a mais de ferro, 118% a mais de magnésio, 91% a mais de fósforo, 125% a mais de potássio e 60% a mais de zinco, todas vitaminas essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da saúde.

O mesmo estudo também aponta para benefícios no tratamento de doenças, como na prevenção do câncer, já que os alimentos orgânicos também têm como característica serem muito mais anti-oxidantes que os convencionais. Uma sopa feita com vegetais orgânicos, por exemplo, contém seis vezes mais ácido salicílico (componente produzido naturalmente pelas plantas como um componente protetor contra estresse e doenças) do que as sopas de vegetais não-orgânicos.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.