BairrosDestaques

Bairro Morada Nova: Uma nova morada para centenas de pessoas

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]Um sonho de tantos anos e muitas vezes um sonho de uma vida para milhares de pessoas. Famílias que necessitavam  de uma habitação digna, segura e com mínimo de conforto e infraestrutura, finalmente tiveram seus sonhos realizados com a conquista da casa própria. Para  300 famílias  o conjunto habitacional Luiza Gomes de Medeiros, mas conhecido como Morada Nova, é a concretização deste desejo.

A construção

Construído para ser sorteado através do programa federal, Minha Casa Minha Vida à pessoas carentes que não possuem moradia no município de Picos, este foi entregue em dezembro de 2011.

atéria cc

O Bairro Morada Nova, trouxe aconchego para pessoas que não tinham um lar para morar, junto com ele também vieram vários problemas, como rachaduras nas casas e dentre outros problemas. Criado pelo programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida” a moradia apresenta dois quartos, uma sala, um banheiro, e uma cozinha, além de esgotamento sanitário subterrâneo, água em canada e energia elétrica, o básico para uma casa e também pavimentação de calçamentos.

Localizado em uma área montanhosa de Picos próximo ao bairro Morada do Sol, o conjunto habitacional Luíza Gomes de Medeiros  é habitado por cerca de quinhentas famílias, muitos não tem trabalho fixo e vivem de programas sociais do Governo Federal, outras trabalham foras ou tem seus próprios negócios.

Depoimento de quem conhece

Em entrevista concedida a nossa equipe a dona de casa, Ana Maria Saldanha da Silva, 53 anos, mãe de quatro filhos falou das dificuldades enfrentadas por ela e pelos outros moradores do Bairro. Ana Maria conta como era a vida dela antes de morar na Morada Nova, “eu morava em barraco de papelão no Bairro morada do sol, meu esposo e eu não tínhamos condições, corríamos riscos, o barraco alagava era muito perigoso, agora mudou muito, não tem mais alagamento, a casa é segura, e ter uma casa que tem uma segurança e muito bom e dou graças às pessoas que fizeram este programa e que tiraram e estão tirando muitas pessoas que não são adequados pra viver”disse Ana Maria.

matéria ii

As dificuldades

Mesmo dispondo de uma infraestrutura minima, o bairro ainda necessita de mais investimentos.  Segundo Ana Maria estes investimentos poderiam ser revestidos na saúde pública com a construção de um Posto de Saúde. “O que precisamos é de um posto de saúde, de escola, por que é ruim quando adoece alguém aqui, por que temos que ir lá para a Morada do Sol ou ter que descer para o centro, outros problemas é a falta de uma escola que não temos e temos que ir deixar as crianças em escolas no centro e toma muito nosso tempo, se tivéssemos uma escola e um posto de saúde aqui era melhor e nos ajudava muito, outra coisa também é o transporte, temos mais tem dias que falta é não passar e nos atrasa muito, se temos que ir ao centro da cidade para resolver alguma coisa” conclui a moradora.

A diferença pode estar aqui

Uma obra que poderia amenizar a situação cultural e de lazer dos jovens do bairro está parada há mais de um ano. Trata-se de uma praça com espaço para a prática de esporte e lazer. Uma conquista recente foi à iluminação da Avenida Titico Barbosa, com a escuridão os moradores corriam o risco de assaltos, com a iluminação melhorou o acesso para os moradores.

Um sonho realizado

Mesmos com os problemas e as dificuldades, e sem um líder comunitário que possa buscar melhorias juntos aos moradores, o Conjunto habitacional Luiza Gomes de Medeiros o Bairro Morada Nova é um lugar de pessoas alegres, que vivem sorrindo por ver que mesmo faltando algumas coisas dá para viver feliz em sua casa própria.

Por: Aparecida e Alisson – Alunos do Curso de Comunicação Social da Faculdade R.Sá.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.