Editoria(s): Destaques, Geral |Em: 4 de abril de 2012 16:51 | Publicado por:

Comer carne vermelha durante Semana Santa é tabu para católicos

Tradição vem perdendo força e muitos fiéis afirmam que não estão cometendo nenhum pecado

Durante a época de Quaresma, período sagrado para a Igreja Católica, muitos fiéis da religião aderem à opção de não comer carne vermelha nos dias de quarta-feira e quinta-feira. A escolha faz parte de uma tradição que a Igreja Católicaprega desde o inicio do século IV, e é seguida por muitos católicos até hoje.

Alguns fiéis ficam a Sexta-feira Santa inteira  sem comer, em “jejum”. No entanto, a tradição vem perdendo força e muitos fiéis já não aprovam a postura dos católicos, afirmando que é normal comer carne durante o período.

Carne vermelha na dieta durante a Semana Santa? - Foto: Reprodução

Carne vermelha na dieta durante a Semana Santa? - Foto: Reprodução

Nossa reportagem foi às ruas de Picos e constatou que muitos picoenses seguem os ensinamentos repassados de geração em geração, e tiram de seu cardápio carnes vermelhas. É o caso de dona Maria de Fátima, que afirma que a alimentação na sua casa sempre muda na Semana Santa. “Em minha casa na Semana Santa é proibido comer carne. Essa é uma forma de respeito com nosso senhor Jesus Cristo”, relata.

Já para o vendedor Valdenor Figueiredo não há problema nenhum em manter a alimentação normal no período. “Não faz diferença nenhuma comer carne ou não. Durante o período da Semana Santa fazemos coisas piores, então isso pra mim não é pecado”, ressalta.

A dona de casa Valdirene Borges diz que em sua casa, durante os dias da Semana Santa, a carne é descartada do cardápio. “Começamos a mudar o nosso cardápio logo na Quarta-feira de Cinzas, após o carnaval, e depois sempre nas quartas e sextas-feiras durante a Quaresma indo até a Sexta-feira Santa”, frisa.

Tags:, ,
  • Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg
IMPORTANTE
Todos os comentários postados no RIACHAONET passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O RIACHAONET descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.

22 Comentário(s)

  • O QUANTO ESSE POVO TEM DE VELHOS TEM DE BURRO TAMBEM QUAL O PROBLEMA EM COMER CARNE?TEM NADA A VER É MUITO É BOM QUERO VER QUEM VAI ME IMPEDIR OU ME CASTIGAR VOU FAZER CHURRASCO NA SEXTA QUEM QUISER IR COMIGO PODE VIR.

    • Ignorância é o seu nome. Não tem o que fazer e posta comentários inúteis em posts que não tem nada a ver com a sua vida. Ao ler seu comentário só te enxerguei como uma pessoa desrespeitosa, que não respeita nem a si próprio.
      Nunca haverá coisa mais linda do que o que se vive na Santa Igreja Católica. Graciosas são as nossas tradições.
      Ao invés de ler posts da igreja para crítica-los com seus comentários estúpidos, vá ler um post sobre pontuação,pois você parece não saber sobre isso também.

  • CONCORDO COM VC PICOENSE.
    Ñ COME CARNE EM RESPEITO A JESUS CRISTO,E ENCHE A MESA DE TUDO QUE É BOM
    PRODUTOS QUE Ñ COMEU DURANTE MUITO TEMPO.KD O RESPEITO POR JESUS?
    JESUS Ñ DESCEU DO CÉU PRA DIZER A NINGUÉM QUE Ñ PODE COMER CARNE
    QUAL O MAL QUE FAZ?
    NINGUÉM SABE EXPLICAR
    ISSO É BOBAGEM DAS GRANDES

  • onde esta escrito na bíblia que não pode comer carne na semana santa? jesus passou foi quarenta dias sem comer e sem beber nada ……..o pessoa penssa que ele passo so comendo peixe e ovo pessoal a biblia nao mente disso eu tenho certeza quem conhce abiblia sabe que nao esta escrito que na semana santa não pode comer carne o povo divia era não faser outras coisas piores e fazem

  • gente, carne naquele tempo era artigo de luxo e ainda hj para muitos, o fato de não comer carne é visto apenas como um sacrificio, muito pequeno diante do sofrimento de Jesus concordam? Na semana santa os católicos tem o hábito de jejuar se vc quer fazer algum sacríficio nessa páscoa em respeito a paixão de cristo evite fazer coisas que vc mais gosta e se possível continue depois da páscoa é sinal de humildade só isso.

  • Deus poderá lhe impedir ou lhe castigar, se assim achar necessário

  • Vc é livre. Faça o que quiser que ninguém está preocupado. Aliás a matéria acima é ridicula. Tem mais, a Igreja católica só orienta os fiéis a não comemerem carne na quarta-feira de cinzas e sexta-feira santa. Quem quise fazer mais pode mas não é orientação da Igreja e quanto ao jejum de carne isto acontece no Brasil os demais paises adota o seu. Eu como bom católico sigo as orientações da Igreja. Se não fosse católico não seguiria é claro.

  • O jejum só tem sentido para quem é católico. A seguir se te interessar os motivos do jejum. 1 aprender a ter autodominio, através do jejum treinamos nossos hábitos. 2 não substituir por outras coisas se o fizer não será jejum e assim economizar algum valor e doá-lo a algum necessitato, exercitando assim a solidariedade.

  • A biblia não diz que Jesus ficou sem comer nada. Ela diz que ele jejuou quarenta dias e depois sentiu fome. Jesus era humano e um dia sem comer nada seria o suficiente. 40 dias sem comer nada e ela estaria a tão desnutrido que poderia ir a óbito. É só fazer uma analize criteriosa para perceber isso. Quanto a coisas piores fazer que quer fazer. Faço o jejum da Igreja de Cristo que é não comer carne na quarta-feira de cinzas e na Semana Santa que é a orientação da igreja. Quanto a matéria é tola e não condiz com a realidade da Igreja. Algum escreveu pelo achometro. Só isso mais nada

  • Parabéns meu amigo. Vc entendeu o espirito da coisa.

  • A doutrina católico orienta os fiés catolicos a jejuarem dois dias do ano. Na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. No Brasil optou se pelo jejum da carne mas cada pais tem um alimento expecifico conforme os hábitos alimentares. Quem quiser fazer mais jejum segue por sua conta. A doutrina também pede que não seja substituido a carne por outro alimento e o dinheiro economizado deve ser doado a alguém necessitado para exercitar a caridade (doação). Assim como um atléta tem seu treinamente nós católicos temos o nosso. Isso serve para eu aprender a ter autodominio, se for preciso deixar de comer algum por questão de saúde já estou preparando e a exercitar o amor. Ver que quem passa por privações sofre a assim ser mais solidário. Não é questão de ser pecado ou não e questão de querer ser melhor do que sou. Só isso mais nada.

  • A BIBLIA NAO DIZ NADA SOBRE NAO COMER CARNE NA QUARTA F E NA SEXTA F,NA MINHA OPINIAO, CADA UM DEVI FAZER O QUE SEU CORAÇAO MANDA,PORQUE MUITAS COISAS QUE A BIBLIA PROIBE A IGRAJA CATOLICA FAZ POR EXEMPLO IDOLATRIA,ESTE SIM E O MAIOR PECADO!Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem
    Mateus 15:18

    • onde vc escrito,,, ou quem vc ouviu falando que os católicos idolatram,,,, se alguem te enssinou , enssinou errad,,, como católico eu aprendi que idolatrar só a DEUS e na igreja católica só existe um DEUS

  • Você poderia utilizar este período para fazer um sacrifício, oferecendo este sacrifício para Deus ou até mesmo agradecer por todas as bençãos que ocorrem em sua vida. Ou você acha que tudo ocorre por suas próprias mãos ?

  • kkkkkkkkkk, que povo escroto. Semana Santa todo mundo é santo, mas e depois ??? começa a putaria de novo… Sinceramente, fico besta com a Hipocrisia da humanidade. Porque não ser ou tentar ser “santo” a vida toda ? Não vai mudar nada você passar um ou dois dias sem comer carne e nos dias seguintes cometer erros piores. Sei Não, só sei que sexta-feira eu to lá no churrasco junto com o Piauiense. MUAHAHAHAHA! 66′

  • educação e respeito com o sacrificio de JESUS uns tem outros não,assim como educação e carater uns tem outros não……..

  • pela minha educaçao de berço fui criada e continuo respeitando sexta feira santa nao como nenhuma carne eu ensino minhas filhas a nao comer.graças a deus faço jejum e acabo recebendo a graça todo ano.

  • EU tb acho errado, o que muitos fazem, não comem carne mais come alimentos bem mais caro, isso ñ serve para demonstrar o desapego q e o verdadeiro significado em abrir mão de comer carne.

  • Acho q hj em dia tem pecados muito mais graves que comer carne. Deus está no coração de cada um de nós.

  • nao e

    bom a pessoa comer carne vermelha na semana santa

Deixe seu comentário