Como Estudar para o Concurso do Banco do Brasil

Edvarton

Edvarton

Com edital aberto para quinze estados, o concurso do BB é um dos concursos mais procurados pelos “concurseiros”, não apenas pela remuneração total de R$ 2.732,00, além d carga horária de 30 horas semanais e estabilidade, mas também os benefícios. A seleção não definiu o número de vagas, pois é destinada à formação de cadastro de reserva, com isso o Banco convoca de acordo com a necessidade. Aos candidatos que já se dedicavam aos estudos antes do edital, devem ficar atentos às mudanças do conteúdo programático e dar maior atenção a elas, como as disciplinas de conhecimentos bancários e o de informática tiveram muita alteração.

A prova de conhecimentos básicos é composta pelas disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático e atualidades no mercado financeiro, totalizando 30 questões. Já a parte específica da prova, também com 30 questões, será formada por cultura organizacional, técnicas de vendas, atendimento, domínio produtivo da informática e conhecimentos bancários.

Agora é o momento de se dedicar à prova, uma vez que há pouco tempo para muito conteúdo a ser estudado. Como não há diferença nos pesos de cada disciplina e nem de quantidade de questões. Uma boa dica é o candidato se dedicar a duas matérias por dia. Sendo assim, ele pode focar em uma matéria nova e outra que conhece pouco; alternando leitura do conteúdo, resoluções de testes de fixação.

Trago uma boa dica, acessem www.CursoCavalcante.com e façam o download das provas anteriores do Banco do Brasil resolvidas assim como também no mesmo site aconselho que busquem as provas da FCC (Fundação Carlos Chagas), instituição responsável pelo certame, e vejam como a banca cobra alguns assuntos.

Resolvi fazer uma análise detalhada, com ajuda de alguns professores, sobre cada matéria cobrada no Concurso. Fique atento as dicas. Veja!

REDAÇÃO

A prova de redação é solicitada pela primeira vez no concurso do Banco do Brasil, mas a banca organizadora, FCC, possui uma trajetória de provas anteriores. Por isso, além da prática da escrita, também é necessário um trabalho de análise de provas já aplicadas pela instituição.

Antes da etapa anteriormente mencionada, a professora de Redação, Sônia Maria Martins Cassiolato, costuma dizer aos alunos que toda prova de redação começa com a leitura do edital. Após uma leitura atenta o candidato saberá como será avaliado. “Ressalto que a redação é eliminatória, ou seja, o candidato que não atingir metade do total de pontos possíveis estará eliminado do concurso, independentemente da nota que obtiver nas outras provas”, diz.

A professora ainda destaca alguns aspectos do edital do BB. Em primeiro lugar, serão avaliados os critérios: conteúdo (até 40 pontos), estrutura (até 30 pontos) e expressão (até 30 pontos). Em segundo lugar, é preciso verificar no edital os casos que podem gerar nota zero. O edital também deixa evidente que a tipologia textual solicitada será o texto dissertativo-argumentativo.

É importante que o candidato pesquise outras provas avaliadas por essa banca, para que perceba o que é valorizado. “Vale destacar que embora o texto solicitado seja dissertativo-argumentativo, cada banca valoriza aspectos diferentes, por isso a necessidade de um curso de redação voltado para a instituição elaboradora da prova”, comenta.

Sônia ainda explica que no caso da FCC, no tema hipotético “A consciência das diferenças torna possível o respeito aos semelhantes”, não basta fazer uma exposição, é preciso explicar o porquê do ponto de vista e usar dados, citações, exemplos que o comprovem. Isso é argumentação.

Assim, se a leitura é indispensável no atendimento do edital e do comando da prova, ao desenvolver a argumentação ela é imprescindível. Por isso, a professora deixa uma sugestão: “Além das leituras de periódicos, leia também matérias do site do Banco do Brasil, nele há assuntos como meio ambiente, sustentabilidade, projetos da instituição entre outros. É uma forma de obter fundamentação para os argumentos apresentados. De posse das sugestões aqui apresentadas, cabe ao candidato dedicar-se ao treino da escrita”, conclui.

PORTUGUÊS

As questões de português são bem elaboradas. Segundo os professores, é importante que os candidatos vejam com mais cuidado alguns conteúdos específicos. Na parte de interpretação de texto, a ênfase geralmente é para sinônimos e antônimos, além de conjunções. A professora Cidinha diz também que é importante o uso do pronome relativo precedido ou não de preposição. Nas questões que envolvem textos, outra dica é é primeiro ler a questão e depois o texto, assim você direciona a leitura.

Em relação à pontuação, segundo ela, é comum que a banca peça emprego de vírgula, isolamento nas interlocuções, o uso de dois-pontos, travessão e uso da crase. Ela indica ainda atenção à dupla possibilidade de concordância e a voz passiva.

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

Embora no edital conste o nome raciocínio lógico-matemático, o programa do edital é apenas de matemática, matemática financeira e noções de estatística. Segundo o professor Rafael (do Curso Cavalcante), é provável que seja cobrado nessa parte múltiplos e divisores de números naturais, operações com frações, divisão proporcional, regra de três e porcentagem.

“A Fundação Carlos Chagas prioriza questões interpretativas, o que geralmente exige mais compreensão do texto do que cálculos para a solução das questões” ressalta.

Já em Matemática Financeira, o conteúdo dessa área está menor e de acordo com as exigências do cargo de escriturário. “No campo da financeira, sugiro o candidato enfatizar os tópicos de juros simples e compostos, taxas de juros nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente, sistemas de amortização e taxas de retorno”, afirma o professor Rafael.

*(Edvarton Cavalcante, professor do Colégio São Lucas, do Colégio Santa Rita do IMH , Faculdade CETA e Diretor do Curso Cavalcante. Graduando em Matemática pela UFPI.  Aprovado na EsSA, EsPCEX e CAIXA. Apaixonado por concursos e vestibulares).

Siga o colunista: no TWITTER no FACEBOOK

Com informações de www.cursosolon.com.br

 

 

 

  • Share this post:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg

1 Comentário(s)

Deixe seu comentário