Editoria(s): Cidade, Geral, Municípios |Em: 29 de março de 2014 13:21 | Publicado por:

Confira a Programação para a Semana Santa em Picos

A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos, quando se faz a memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e segue até o Domingo de Páscoa, quando é celebrada a vitória de Cristo sobre a morte

A Igreja Católica vivencia atualmente o período quaresmal, tempo de preparação para a Páscoa do Senhor, quando os cristãos celebram a Paixão, Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.

Semana Santa em Picos

Semana Santa em Picos

A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos, quando se faz a memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e segue até o Domingo de Páscoa, quando é celebrada a vitória de Cristo sobre a morte.

Na sexta-feira de passos a tradição popular evoca a quarta estação da Via-Sacra, quando “Jesus encontra com sua Mãe”. Em Picos, acontece a Procissão de Passos, com o encontro de Nossa Senhora das Dores, Bom Jesus dos Passos e a Cruz. A Cruz será transladada por fieis da Paróquia São Francisco de Assis, Br. Junco, às 14h30m; a imagem de N. Sra. das Dores sairá do Bairro Canto da Várzea, Igreja N. Sra. do Carmo e à  Imagem de Bom Jesus dos Passos, sairá do  Bairro São José, ambas às 16h. Unidos em caminhada todos se encontrarão às 17h30m na Catedral Nossa Senhora dos Remédios para a Santa Missa.

Durante a Semana Santa muitas atividades pastorais e de culto serão realizadas: confissões individuais aos penitentes, visitas aos enfermos com confissões auriculares em casas e hospitais, celebrações de culto como missas e Via Sacras, além do tríduo Pascal, iniciado na manhã da Quinta-Feira Santa (17), com a  Missa Solene do Santo Crisma com a presença de todos os presbíteros  da Diocese e representantes dos leigos das nossas Paróquias. No mesmo dia também acontece Missa solene da Ceia do Senhor e a encenação do Lava-pés, seguida da Adoração ao Santíssimo Sacramento, havendo ainda a Procissão do Fogaréu pelas ruas da cidade de Picos.

A Sexta-feira Santa é dia de jejum e abstinência, às 14h, haverá Via Sacra na Catedral e às 15h a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, em seguida, beijo do Cristo na Cruz e a procissão com a Imagem do Senhor Morto. Na Paróquia São Francisco de Assis se inicia às 19h Novena da Misericórdia. No Bairro São José acontecerá às 13h30m, Via Sacra saindo do Bairro Ipueiras até a Igreja Matriz de São José e, às 15h Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em seguida, procissão com a Imagem do Senhor Morto até o Bairro Morada do Sol.

No Sábado Santo a Igreja recomenda o silêncio, lembrando o dia em que o Senhor passou no Sepulcro e à noite toda comunidade é esperada para a Vigília Pascal, momento em que juntos na oração os cristãos aguardam a Ressurreição de Cristo. Na oportunidade haverá Celebração da Vigília Pascal na Catedral, Junco e São José, todas às 20h.
O Domingo de Páscoa é o dia em que se comemora a Ressurreição do Senhor Jesus glorioso que venceu a morte e vive para Sempre.  Na oportunidade é celebrada Missa de Páscoa e a Procissão do Senhor Ressuscitado.

Acesse o link e confira a programação das paróquias da cidade de Picos: São Francisco de Assis, São José Operário e Nossa Senhora dos Remédios.

Semana Santa 2014

Foto: Pascom/Junco - Autor: Cleuma Silva

  • Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg
IMPORTANTE
Todos os comentários postados no RIACHAONET passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O RIACHAONET descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.

Deixe seu comentário