Editoria(s): Geral, Saúde |Em: 4 de novembro de 2013 18:52 | Publicado por:

Unidade Básica de Saúde é entregue a população de Coroatá‏

O espaço abriga consultórios médico, consultório odontológico, farmácia, auditório para palestras, salas de imunização e outros procedimentos médicos e de enfermagem

Inauguração da Unidade Básica de Saúde de Coroatá-Foto: João Paulo Leal

Inauguração da Unidade Básica de Saúde de Coroatá-Foto: João Paulo Leal

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Coroatá, zona rural do município de Picos foi entregue hoje (03) à comunidade daquela região pelo prefeito Kleber Eulálio e pela secretária de saúde, psicóloga Ana Eulálio.

A unidade ganhou o nome de Cassiano Rufino da Silva, pai do empresário Rosalvo Rufino. Uma homenagem póstuma a esse cidadão em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados aos moradores da comunidade local.

De acordo com o prefeito Kleber a construção de novos prédios, reforma e ampliação das unidades básicas de saúde, vem beneficiar ainda mais a população do municípiocujo objetivo da atual administração é proporcionar melhorias nas condições de trabalho e atendimento à população.

“A unidade básica de saúde desta comunidade conta com médicos, equipamentos novos e medicamentos, pronta para receber a população do Coroatá e localidades vizinhas”, frisou Kleber Eulálio, prefeito municipal.

Unidade Básica de Saúde  moderna e bem equipada -Foto: Ascom

Unidade Básica de Saúde moderna e bem equipada -Foto: Ascom

O espaço abriga consultórios médico, consultório odontológico, farmácia, auditório para palestras, salas de imunização e outros procedimentos médicos e de enfermagem. Possui ainda banheiros, copa e sala de espera. Dentre os profissionais que vão atuar na UBS estão médicos, enfermeiras, técnicos em enfermagem, dentistas, auxiliares odontológicos e agentes de saúde.

Segundo a secretária de saúde do município, Drª Ana Eulálio, a Unidade Básica de Saúde foi construída dentro dos padrões e das exigências técnicas do Ministério da Saúde. “A Unidade vai oferecer mais conforto aos pacientes desta localidade como também condições adequadas de trabalho à equipe médica e a nossa pretensão é ao longo desses quatros anos de gestão irmos trabalhando a melhoria da estrutura física dessas unidades de saúde de tal modo que agente possa ter um sistema público na atenção primária digno de oferecer um serviço de saúde a população”, ressaltou.

Unidade Básica de Saúde    possui um amplo espaço-Foto: Ascom SMS

Unidade Básica de Saúde possui um amplo espaço-Foto: Ascom SMS

O terreno foi doado pelo empresário Rosalvo Rufino e tem 300 metros. Para o Rosalvo a nova unidade de saúde levará mais comodidade à população do Coroatá, evitando o deslocamento para outras unidades ou hospitais.

“Nós tínhamos um posto de saúde aqui, mas um posto pequeno, precário, agora é diferente, nós estamos recebendo hoje uma unidade de saúde com toda uma estrutura para funcionar, se não me falha a memoria são 17 itens da área de saúde, será um grande atendimento que irá com certeza desobstruir  os hospitais da cidade”, ressaltou.

Metas até dezembro

Até o final do ano, serão entregues aos picoenses mais dois (2) postos de saúde.  No próximo dia 14 de novembro será a vez do Pronto Atendimento Infantil Municipal – PAIM totalmente reformado e ampliado ser entregue a população de Picos, e no dia 10 de dezembro a Unidade Básica de Saúde do Belo Norte. A cidade de Picos ainda receberá outras 07 unidades básicas de Saúde, a partir de parceria com o Ministério da Saúde.

Presenças

Prestigiaram a inauguração, os vereadores Evandro Reis, Edilson Carvalho, Simão Carvalho, Toinho de Chicá,  o Chefe de Gabinete Filomeno Portela, o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Manoel Vieira, o ex-prefeito de Picos, José Nery, a escritora, poetisa, historiadora e pedagoga, Olívia da Silva Rufino Borges, ex-vereador João Rufino, o ex-vice-prefeito de Picos Raimundo Neiva Eulálio, além  de líderes comunitários da localidade.

Ascom SMS

Tags:, ,
  • Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg
IMPORTANTE
Todos os comentários postados no RIACHAONET passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O RIACHAONET descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.

Deixe seu comentário