ad16
DestaquesEducaçãoGeral

129 mil piauienses fazem o Enem 2012

Candidatos a espera da abertura do portão-Foto: Romário Mendes

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão do Ministério da Educação, dos mais de 6 milhões de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 128.900 são do Piauí. Entre os estados nordestinos, o Piauí supera apenas Sergipe e Alagoas em número de inscrições.

É importante que os candidatos fiquem atentos ao horário de início das provas. O concurso segue o horário de Brasília. Por isso, os portões dos locais de aplicação serão abertos às 11h e as provas terão início às 12h.

Em Picos muitos candidatos já chegaram ao seus locais de provas antecipadamente para não causar problema e também não correr o risco de ficar sem fazer a prova. Na Escola Normal Oficial de Picos, a movimentação de pessoas foi grande nas últimas horas com a chegada de candidatos de várias partes da cidade e regiões vizinhas.

Minutos antes de abrir os portões vários candidatos compraram água, devido à alta temperatura na cidade e também lanches, em virtude da prova transcorrer no horário de almoço. A expectativa é que os primeiros estudantes  terminem a prova depois das 15h.

139 mil piauienses irão fazer o Enem 2012-Foto: Romário Mendes

Alguns candidatos comentaram sobre a expectativa de fazer o Enem. Segundo o estudante Carlos Lima, que vai fazer a prova  pela primeira vez, disse que é importante se preparar antes e estudar bastante para ter sucesso na prova.” Uma boa alimentação e dormi bem, sempre é bom para fazer uma prova ótima  no outro dia”, enfatiza.

A aluna Bruna Santos, que irá fazer pela segunda vez o Enem,  também relatou que é importante chegar cedo ao local da prova para não passar por constrangimento. ” Sempre chego cedo ao local, pelo menos uma hora antes, assim tenho tempo para tomar uma água, lanchar e relaxar um pouco”, relata.

No Estado, três instituições de ensino vão usar parcial ou integralmente as notas do Enem no seu processo de seleção. São elas: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI). Para faculdades particulares, o Enem serve como critério para bolsas de estudo, parciais ou integrais, do ProUni.

Candidatos entrando na escola para fazer a prova-Foto: Romário Mendes

Divulgação

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico www.inep.gov.br, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas, ou seja, no dia 7 de novembro de 2012.

Os participantes podem acessar os resultados individuais do Enem 2012, no dia 28 de dezembro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Etiquetas

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade