Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Campo Grande do Piauí realiza II Fórum Comunitário do Selo Unicef, veja fotos!

 

O II Fórum Comunitário do Selo UNICEF – município aprovado versão 2013/2016 aconteceu nesta sexta feira 17 de junho, na Camara municipal. O evento contou a participação de várias autoridades e entidades sociais: prefeito Franscico José Bezerra (Dr. Tico –PP), a primeira dama e secretária de Assistência Social, Zoneide Bezerra, as secretárias de Educação, Eliciana Bezerra, de Saúde, Verenilson Manoel, os vereadores Irmão Del e Manoel Rubens, conselheiros tutelares e dos direitos da criança e do adolescentes, adolescentes do NUCA e representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada.

O objetivo do Fórum é apresentar as conquistas e os avanços do município em relação ao Plano de Ação Municipal.  “Nós estamos prestando contas à comunidade mostrando os avanços conquistados pelo município desde a realização do I Fórum, às Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social” falou a articuladora Ana Célia, que apresentou a Metodologia do 2° Fórum Comunitário, o diagnóstico atualizado e o Plano de Ação. Também foram apresentadas das três Ações Estratégica escolhidas pela sociedade, Assistência Social, Saúde e Educação. Representantes de cada órgão explanaram as atividades que foram realizadas em prol das crianças e adolescentes.

O Fórum foi realizado em três momentos. A abertura do evento aconteceu no auditório da Câmara, onde as autoridades falaram da importância da grande mobilização realizada no município em prol da melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Dayara Rodrigues, presidente do CMDCA, disse que é o momento é de compartilhar com a sociedade os bons resultados alcançados e mostrar o que de concreto aconteceu salientando que o município realizou uma diversidade de ações estratégicas. “Trabalhamos de forma articulada e os resultados foram positivos, o que comprova o compromisso de uma gestão com o futuro das crianças e adolescentes campo-grandenses”, pontuou.

Para o prefeito Francisco José Bezerra, o Dr. Tico, o Selo Unicef deixa um grande legado para o município. Segundo ele, o Selo Unicef ele é um importante instrumento orientador dos municípios. “Em Campo Grande, seguindo as orientações do Unicef, nós mobilizamos as secretarias, em parceira com outros órgãos e entidades, para implantar diversas políticas públicas que contemplassem a comunidade infanto juvenil, e muito foi feito. Nós avançamos muito. Estamos em busca de conquistar o Selo, um símbolo de reconhecimento do nosso trabalho, mas, o que de fato ficará para o nosso município são as melhorias na condição de vida das suas crianças e adolescentes e, consequentemente, das famílias e de toda a sociedade. Esse é o grande legado que fica”, disse.

O gestor parabenizou a todos os envolvidos nessa grande mobilização e reafirmou seu compromisso de continuar apoiando as ações. “Vamos continuar trabalhando, investindo na preservação dos direitos, reduzindo as desigualdades e gerando oportunidades para as nossas crianças e adolescentes. Fazendo isso, estaremos construindo uma cidade, um município melhor para se viver”, pontuou.

O segundo momento do Fórum, a Feira de Ações Estratégicas “Crescendo Juntos”, aconteceu na Escola Municipal Raimundo Esmero de Sousa. Uma exposição de todas as ações estratégicas, planejadas, as conquistas e os desafios do município em cada área como educação, saúde e assistência social. Na ocasião, a população pode avaliar e escolher a principais ações realizadas.

No terceiro momento do Fórum, a Assembleia, a articuladora Ana Célia, apresentou da Metodologia do 2° Fórum Comunitário, o diagnóstico atualizado e o Plano de Ação. Também foram apresentadas das três Ações Estratégica escolhidas pela sociedade, Assistência Social, Saúde e Educação. Representantes de cada órgão explanaram as atividades que foram realizadas em prol das crianças e adolescentes.

A mediadora Maria dos Milagres, que representou o Selo Unicef, fez uma avaliação positiva da apresentação do 2º Fórum “ foi um sucesso um trabalho belíssimo. A Feira foi espetacular, muito rica em conhecimento, em exposição. Vocês estão de parabéns. O trabalho de vocês foi muito bem feito, realmente comprometido com o futuro das crianças e adolescentes. O resultado sai apenas em dezembro, mas Campo Grande tem grandes chances de conquistar o Selo”, disse.

A mediadora destacou o trabalho de inclusão social desenvolvido no município. Segundo dados apresentados no Fórum, Campo Grande do Piauí tem todas as crianças portadoras de necessidades especiais matriculadas e estudando. “Parabenizou especialmente a professora Aparecida pelo trabalho realizado com as crianças especiais. Sou assistente social, trabalhei muitos anos com esse público e sei do quão difícil é, mas Campo Grande tem feito um grande trabalho”.

Durante o evento, diversas apresentações culturais foram feitas pelos adolescentes do NUCA – Núcleo de Cidadania

 

 

Sair da versão mobile