13ª Conferência de Assistência Social é realizada em Picos
Realizada no Centro de Treinamento Diocesano (CDT), a décima terceira Conferência Municipal de Assistência Social reuniu gestores de políticas públicas, procuradores municipais, trabalhadores do SUAS, entidades de serviços da Assistência Social, representantes de conselhos de direitos, representantes do Conselho Tutelar, estudantes e a sociedade civil no geral.
Com o tema “Reconstrução do SUAS: que temos e o SUAS que queremos”! É realizada hoje (16), a 13ª Conferência de Assistência Social de Picos. A conferência teve como objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local e eleger Delegados(as) para a XV Conferência Estadual de Assistência Social do Piauí.
As Conferências são espaços democráticos de realização do controle social. A décima terceira Conferência Municipal de Assistência Social de Picos foi convocada pela Resolução nº 04/2021, do Conselho Municipal de Assistência Social e pelo Decreto Municipal nº 120, de 20 de agosto de 2021. Ela acontece de dois em dois anos e busca melhorar a efetivação dos serviços assistenciais, conforme explicou a Secretária de Assistência Social Wiânika Alencar.
“A cada dois anos ocorrem as conferências municipais de assistência social e hoje, aqui no município de Picos, estamos na 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, cujo o tema é: ‘Reconstrução do SUAS: que temos e o SUAS que queremos ter’, é um momento muito importante, pois todos terão vez e voz. Estão aqui presentes, a sociedade civil, representantes de órgãos governamentais e não governamentais, entidades; então é um momento onde serão revistas as políticas assistenciais, para que tenham uma efetivação e um cumprimento devido, beneficiando toda a população de forma completa e qualificada, argumentou a secretária.
Presente ao evento, o vereador Afonsinho destacou a importância da realização de conferências participativas, pontuando, de forma benéfica, a iniciativa, como também os projetos que surgirão dela. “É muito importante a realização de conferências desse tipo, tanto para o município, quanto para a sociedade, porque é onde se discutem os próximos passos que irão ser realizados. Então é de suma importância que dela saiam, hoje, metas e objetivos traçados, em busca de oferecer qualidade de vida para os usuários dos serviços” afirmou o parlamentar.
Aretha Cristina de Sousa, presidente da Comissão de Assistência Social de Picos, explicou como se dará a eleição dos delegados e a importância dos mesmos para o município. Os delegados que serão eleitos hoje, representarão o município na Conferência Estadual. Na eleição são dois delegados de órgão governamental e 6 da sociedade civil, ou seja, serão 8 pessoas de suma importância para a representatividade de Picos no Estado, explicou.
Na ocasião, a presidente destacou seu sentimento em participar da conferência e, concordando com o vereador Afonsinho, endossou a importância da abertura dada aos que querem contribuir com as pautas abordadas na conferência. “Como presidente do Conselho Municipal de Picos me sinto honrada e grata por estar participando desse momento de suma importância para nosso município, pois as Conferências de Assistência Social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A conferência municipal é o momento onde todos temos vez e voz, onde podemos discutir e propor ações para fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), levando em conta a realidade do nosso município”, finalizou.
O encerramento da conferência ocorrerá por volta das 16:00 horas, após a eleição dos delegados, assim como da aprovação dos planos e metas apresentados durante o evento.
Fonte: CCOM – PMP