ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
Geral

27 cubanos começam a atender no interior do Piauí nesta segunda (4)

Os 27 médicos cubanos que chegaram na segunda leva do Programa Mais Médicos começam a trabalhar nas cidades do interior do Piauí, nesta segunda-feira (4). Durante quatro dias, os profissionais participaram de um evento de acolhimento realizado, em Teresina, pelo Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a Universidade Federal do Piauí e o Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde já expediu o registro de trabalho de todo esse grupo de estrangeiros.

Saúde Concurso
Foto: Ilustração

Após o encerramento, na sexta-feira (1º), os estrangeiros foram encaminhados para atender à população nas Unidades Básicas de Saúde de 16 municípios piauienses.

Ao chegarem ao Brasil, os médicos passaram por treinamento, no Espírito Santo (MG), onde foram avaliados os conhecimentos em saúde pública brasileira e língua portuguesa. Após aprovação, eles receberam o registro profissional provisório para atender à população nos municípios inscritos no Programa.

De acordo com a vice-presidente do COSEMS-PI, Auridene Freitas, a segunda etapa do treinamento, realizada na capital piauiense, consistiu na apresentação do sistema de saúde do Estado. “No treinamento, abordamos aspectos histórico-culturais do Estado, caracterizamos o processo de regionalização, bem como a estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Saúde”, esclarece.

Para o cubano Elixer Clemente Silva, que vai para Miguel Alves, a 110 km de Teresina, a semana foi produtiva. “O evento foi muito bem organizado, com professores preparados, que nos orientaram sobre o funcionamento do sistema. Desde que chegamos aqui, fomos muito bem recebidos por autoridades municipais e estaduais”, afirma o médico, que atua há 17 anos, sendo que seis foram de trabalho realizado na Venezuela.

Já Élsia Duani, trabalha há 25 anos na Medicina, mas se mostra ansiosa para chegar em Oeiras, cidade localizada a 313 km da capital. “Eu gosto de trabalhar com atenção primária. O povo brasileiro necessita. Estou muito contente”, destaca a profissional de saúde.

Os municípios que receberão os profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, são: Barras, Corrente, Cocal, Paulistana, Pio IX, União, José de Freitas, Esperantina, Luís Correia, Luzilândia, Oeiras, Parnaíba, Pedro II, São João do Piauí, São Miguel dos Tapuios e Miguel Alves.

Fonte: G1 PI

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade