ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

620 idosos já foram operados de catarata, em Picos

Com um trabalho de organização bem sucedido  realizado pelos próprios municípios demandantes e também  executor como é o caso de Picos, o programa “Olhar Bem “fechou o segundo dia atividades, superando a expectativa de cirurgias programadas.  Em dois dias de procedimentos, 620 idosos foram operados de catarata.

DSC_0700

A estrutura montada de equipamentos, medicamentos, materiais cirúrgicos, consultórios, centros cirúrgicos, salas de pré e de pós-operatório, transformou a Universidade Estadual do Piauí, Campus de Picos, em um grande hospital de olhos, recebendo mais de mil  pessoas por dia. São caravanas de idosos que chegam dos mais diversos municípios dos territórios:  Vale do Guaribas, Sambito e Vale do Canindé.

DSC_0566

As atividades são iniciadas logo cedo e se estendem até o início da noite, quando a grande maioria dos pacientes atendidos pernoitam em  suas casas e retornam no dia seguinte para fazer a revisão do tratamento. O mutirão da catarata em dois dias de trabalho intenso, já  atendeu 1100 pessoas, em dois dias.

DSC_0654

O Município de Picos, através da secretaria municipal de saúde, na qualidade de município demandante e também executor adquire mais responsabilidades na parceria para garantir apoio e estrutura de funcionamento do Programa Olhar Bem do governo federal em parceria, com o governo do estado e os municípios.

DSC_0617

Os alunos do Curso de enfermagem da UESPI também participam das atividades realizadas durante o mutirão da catarata. Os estudantes avaliaram como positivo a oportunidade de poderem acompanharem os procedimentos de perto, principalmente porque, na questão laboratorial, ainda existe uma lacuna e uma carência muito grande, no Campus de Picos.

DSC_0702

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade