ad16
GeralMunicípios

6º Congresso Estadual da Fetag reúne centenas de agricultores familiares piauienses

[ad#336×280]Centenas de agricultores familiares do estado do Piauí estão participando do 6º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (6º CETTR) da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag PI). O evento, que está sendo realizado no Atlantic City,  em Teresina,  teve inicio na noite de ontem (5) com abertura oficial. Com o objetivo de fortalecer e valorizar a agricultura familiar e a luta sindical, promovendo a participação mais efetiva dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, os agricultores discutiram politicas e estratégias para melhorar a classe. O congresso segue até sexta-feira (7).

Na manhã de hoje (6), os agricultores ficaram distribuídos em três oficinas de grupos temáticos denominadas de Sindicalismo; O Avanço do Capitalismo no Campo e sem Impactos e Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O debate seguiu a tarde com discussões sobre as questões e os desafios relacionados  à agricultura familiar e também definidas às mudanças internas e as formas mais eficazes de acesso às políticas públicas que visam à implementação do projeto alternativo  de desenvolvimento rural sustentável  e solidário

6º Congresso Estadual da Fetag-Foto-Cesar Ramos
6º Congresso Estadual da Fetag-Foto-Cesar Ramos

O presidente da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura, Alberto Borch, destacou o compromisso que permeia o Congresso. ” Neste ano (2104), em que a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu como ano da agricultura familiar, precisamos de ações mais efetivas de conscientização da classe, que ampliem, por meio das políticas públicas, sobretudo as que valorizam o trabalhador e a trabalhadora -, as conquistas e o desenvolvimento do rural brasileiro, disse Borch.

Agricultores participando em grande número no evento-Foto-Cesar Ramos
Agricultores participando em grande número no evento-Foto-Cesar Ramos

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag PI), Evandro Luz, o destaque do  6º congresso foi a participação efetiva das mulheres e dos jovens nas discussões. Segundo o presidente, o público jovem está participando em um grande número no  6º Congresso, como também as mulheres são maioria no evento.

Presidente da Fetag, Evandro Luz-Foto-Cesar Ramos
Presidente da Fetag, Evandro Luz-Foto-Cesar Ramos

O evento encerrá amanhã (7), com a eleição da nova diretoria da FETAG-PI e do Conselho Fiscal, que atuará à frente da federação no quadriênio (2014/2018). Na ocasião Evandro, avaliou seu mandato a frente do órgão. De acordo com o gestor, mesmo com as dificuldades que enfrentou a frente da presidência, a avaliação é positiva, uma vez que ele fez o máximo para deixar a Fetag fortalecida.

O senador Wellington Dias (PT), acompanhado do deputado federal, Assis Carvalho (PT), da suplente de deputado estadual Flora Isabel (PT) e o ex-secretário das Cidades e do deputado estadual Merlong Solano (PT) tamb[em participaram do congresso. Ontem a noite, a deputada estadual Rejane Dias (PT), participou da abertura do evento.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade