DestaquesGeralTodas as Notícias

9ª Edição do Beleza Negra 2018

Estudante jaicoense é a vencedora da 9ª Edição do Concurso Beleza Negra.

Na Semana de combate ao racismo, que acontece no mês de maio, o Picos Plaza Shopping recebe a 9ª edição do concurso Beleza Negra, que é organizado pelo Grupo Cultural Adimó. O evento contará com a participação de vinte candidatas, que disputarão o título 2018. O principal objetivo do concurso é valorizar a beleza e a cultura negra.

Gisele Soares, eleita “Deusa de Ébano” no concurso Beleza Negra do Ilê Ayê 2017, de Salvador/Bahia.

Com a presença de Gisele Soares, eleita “Deusa de Ébano” no concurso Beleza Negra do Ilê Ayê 2017, de Salvador/Bahia, que será uma das juradas do concurso. O concurso aconteceu no corredor próximo ao Gelatíssimo, a partir das 19 horas.

Antes do início do evento e durante a passagem das candidatas, a música ficou por conta do DJ Jeff, que traz o melhor da música eletrônica para o Picos Plaza Shopping.

SOBRE O GRUPO CULTURAL ADIMÓ
O Grupo Cultural Adimó é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2006, que atende crianças e jovens de áreas periféricas da cidade de Picos e tem como coordenador e idealizador Francisco das Chagas, mais conhecido como Mano chagas. O grupo Adimó realiza um trabalho voltado para o combate ao racismo e valorização da cultura negra. Atualmente 255 participantes, entre alunos e voluntários, participam ativamente do grupo.

A atual sede do grupo fica na Praça Josino Ferreira, em prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Picos. São oferecidas oficinas de: Dança Afro, Balé, Hip-Hop, Dança do Ventre, Basquete, Futsal, Capoeira, Aeróbica, Teatro, Informática, Violão e Violino. Além disso, ainda existem os projetos: Projeto Lance Livre; Projeto Adimó e Cordas & Cia Rumo a Cidadania.

Em 2013 o Adimó conquistou o SELO UNICEF por suas ações voltadas para a educação e trabalho social com crianças e adolescentes. O grupo promove a qualidade de vida dos jovens picoenses, o desenvolvimento de capacidades de diversos atos para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos. A partir do selo de educação UNICEF conquistado no ano de 2013, o projeto passou a ter mais visibilidade.

Primeiro lugar Amanda Ferreira Costa, Jaicós-PI, foi a vencedora da 9ª edição do concurso Beleza Negra

Amanda Ferreira Costa, de 18 anos, participou pela terceira vez do desfile. A jovem que é estudante do curso de Educação Física, na Universidade Estadual do Piauí, também é bailarina e vice coordenadora da Cia. de Dança Icós, do Grupo de Cultura de Jaicós.

Para Amanda, essa vitória foi muito importante pelo fato de  poder representar a cidade de Jaicós. “Pude mostrar para as pessoas que não tenho vergonha da minha cor, que não me considero morena, eu sou Negra! Isso é uma honra”, disse.

Esta é a segunda vez que uma candidata jaicoense conquista o primeiro lugar no Concurso. No ano de 2013, a estudante e instrutora de dança na época, Mariana Rodrigues, foi eleita garota “Beleza Negra 2013”.

Segundo lugar Dayane Alcântara, de Afrânio- Pernambuco.

A segunda colocada do Concurso Beleza Negra 2018 foi Dayane Alcântara, de Afrânio- Pernambuco. Em terceiro lugar ficou Maria Eloísa de Sousa Barros, de São José do Piauí.

Terceiro lugar ficou Maria Eloísa de Sousa Barros, de São José do Piauí.

Textos: Marta Soares e Otávio Veloso  – Fotos: Genilson Rodrigues

Vejas as imagens:

 

 

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também