ad16
EconomiaGeral

9º Caju Nordeste é realizado com sucesso em Picos

Na oportunidade foi eleita a garota Caju Nordeste 2012-Foto: Secom

O 9º Caju Nordeste foi realizado com sucesso no município de Picos no período de 28 de junho a 01 de julho. O evento que aconteceu pela primeira vez na cidade na AABB foi realizado através do Instituto Caju Nordeste, do Governo do Estado do Piauí, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Prefeitura Municipal de Picos, a CODEVASF e a Superintendência Federal de Agricultura do Piauí.

Nos quatro dias de evento os produtores de caju puderam participar de Seminários Técnicos, no qual foram apresentadas as tecnologias inovadoras para a cajucultura. Na oportunidade também houve painéis temáticos, palestras, mini-cursos, vitrines tecnológicas, oficinas técnicas, mesas redondas e visitas técnicas a unidades produtivas.

Durante o 9º Caju Nordeste aconteceu ainda um Festival Gastronômico com receitas desenvolvidas a partir do caju e da castanha. Além de Rodadas de Negócios entre as cooperativas de cajucultores, apicultores e prefeituras.

“Nas três últimas edições nós recebemos muita participação de agricultores produtores, industriais e de pessoas que fazem parte da Região de Picos e do estado do Piauí. O Caju Nordeste em 2012 está acontecendo no pólo da cajucultura de Picos, devido o Estado do Piauí ser o segundo maior produtor de caju no ranking nacional, com aproximadamente 200 mil hectares de cajueiros plantados. O evento foi um sucesso, superou nossas expectativas como organizadores. Picos está de parabéns,” disse o Presidente do Instituto Caju Nordeste, Francisco Araripe Costa.

Vários temas foram debatidos durante o evento em Picos, dentre eles: os avanços tecnológicos da cajucultura da Região Nordeste – experiência da Embrapa Agroindústria Tropical, Equipamentos de beneficiamento da castanha de caju, Mercado nacional e internacional para a comercialização dos produtos da cadeia produtiva do caju e experiências de sucesso na produção de caju orgânico.

Durante todas as noites apresentações artísticas e culturais se apresentaram no Caju Show. E no domingo (01) foi feita a escolha da Garota Caju Nordeste 2012, a ganhadora foi a representante de Picos, Déborah Luz.

Fonte: Secom

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade