CidadeGeral

I Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social é realizada em Picos

anuncio17 UNIFSA
Evilásio Luz
Evilásio Luz

Picos sedia nesta sexta-feira (10) a I Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social – I CONSOCIAL. Evento é realizado no Centro de Treinamento Diocenano – CTD e tem objetivo de encontrar alternativas para tornar cada vez mais transparentes e acessíveis as contas públicas dos municípios através de um processo coletivo.

Conforme explica Evilásio Luz, Controlador Geral do Município de Picos e Presidente da Comissão Organizadora, “a conferência busca encontrar meios para que a sociedade civil organizada participe da gestão das contas públicas, acompanhando os gastos e exercendo o seu papel de controle social”.

Nega Mazé ao lado de João Batista Rocha, presidente da Associação de Moradores do Bairro Ipueiras

Representantes de entidades de 57 municípios da região de Picos estão participando da conferência. O interesse popular em debater a questão da transparência na gestão dos recursos públicos é peça fundamental do evento, afirma Nega Mazé, coordenadora da União das Mulheres Piauienses (UMP) – Núcleo de Picos. “É a sociedade que vai cobrar dos gestores a transparência na aplicação dos recursos”, ressalta.

Nega Mazé e Evilásio Luz foram claros ao afirmar que uma das principais maneiras da sociedade fiscalizar o destino do dinheiro público seria através da criação de um portal da transparência similar ao da União. Segundo Evilásio, todos os municípios já são obrigados a terem essa ferramenta de controle social, porém assim muitos ainda não se adequaram, como é o caso de Picos.

Ao longo da tarde o público presente irá propor e discutir novos canais para participação da sociedade na administração pública. As propostas que saírem nesta etapa serão apresentadas na Conferencia Estadual marcada para os dias 12 e 13 de abril de 2012, em Teresina, e que por sua vez será uma etapa preparatória para a I Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.