Geral

Exposição marca aniversário da Wenzel’s Apicultura em Picos

anuncio17 UNIFSA

A Wenzel’s Apicultura completa 13 anos em Setembro e comemora a data com uma exposição de fotos e vídeos no Picos Plaza Shopping, na cidade de Picos.

A Empresa  Wenzel’s Apicultura faz exposição  com o título “A Apicultura Mudou a Minha Vida”,  demonstrando o que tem feito pelo Estado do Piauí e pelo Brasil através da exportação de mel.  A exposição será nos Picos Plaza Shopping de 1 a 3 de Setembro de 2017.

A Wenzel

Há mais de 50 anos, a Apicultura Wenzel tem desenvolvido um modelo de extração do mel de abelhas que vem sendo seguido por várias ramificações do Setor. Como pioneiros da atividade no Piauí, nos idos de 1.976 Arlindo Wenzel e seu filho Juarez Wenzel migraram do estado de São Paulo, da cidade de Bauru para trabalhar na região de Picos-PI. Era um grande desafio criar abelhas no Piauí, com a mudança esperavam um aumento significativo na produção de mel e consequentemente uma melhoria de modo abrangente nos negócios. Na busca de soluções, encontraram os resultados de forma surpreendente. De um lado, uma região rica em plantas melíferas e inexploradas no  contexto apícola e do outro lado, um desafio: iniciar os trabalhos com poucos recursos providenciando a transferência da atividade do estado de São Paulo para o estado do Piauí. A ação inovadora de Arlindo Wenzel, consistindo substancialmente na exploração da atividade  apícola de uma região promissora em um estado aberto a esse novo empreendimento,  resultou no desenvolvimento de uma atividade de cunho abrangente que despertou o interesse de diversos segmentos que passaram a conhecer e a valorizar a apicultura.

Em 1991 a atividade foi reforçada com um braço empresarial, com a abertura da empresa Arlindo Wenzel, quando o mel passou a ser envasado (fracionado) e distribuído para as regiões Norte, Nordeste e Sudeste.  Em 1.997 foi criada a Mel Wenzel Indústria e Comércio Ltda dando sequência ao envase dos produtos da Colmeia e acompanhando a tendência do Mercado do mel com misturas iniciou-se a produção de uma vasta linha de Compostos, hoje, distribuídos para todo o Mercado Nacional. Todos os produtos são registrados no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento S.I.F nº 1295.

Com grande abrangência no mercado nacional, o empresa tem comprado em muitos estados brasileiros com o fim de aprimorar a receita da empresa e com isso tem elevado os números da exportação do Estado do Piauí a ótimos patamares e a cidade de Picos tem conquistado grandes números com a exportação do mel que daqui saem.

Ainda com grandes dificuldades, por conta da seca que assolou a produção de mel e consequente exportação do produto, a Wenzel’s tem se desenvolvido com grandes parcerias internacionais e isso tem feito com que a empresa almeje grandes números para o futuro.

Hoje já passam de 2 mil famílias que são parceiras da Wenzel, a qual comercializa os meis por elas produzidas, com grande impacto social e com a busca pela qualidade.  A certificação orgânica tem sido seu principal empenho em parceria com o IBD certificações, melhor certificadora do país, grande critério e força internacional.

A Wenzel’s Apicultura traz na bagagem enorme experiência, principalmente por conta das diversas gerações da família que se empenham na produção do mel. É uma empresa que conhece o sofrimento do apicultor no campo e tem se empenhado para dirimir esses sofrimentos com melhoria do relacionamento e parcerias. A empresa tem apoiado tanto a apicultura fixa, familiar e migratória e com isso, faz com que sua existência seja fundamental para subsistências de milhares de famílias.

Segundo Thiago Gama, representante da A Wenzel’s Apicultura,  é  motivo de orgulho comemorar 13 anos, de grandes lutas, que ainda não cessaram, pois por ser empresa privada, é bastante esquecida dos apoios governamentais, leis de incentivo e até mesmo durante a seca, sofreu e ainda sofre grande impacto por conta da falta de reconhecimento na abrangência dos benefícios financeiros do agronegócios.

“Temos sido resiliente e vamos seguir em frente para trazer de volta ao Piauí e a Picos os títulos de grandes produtores e exportadores e levantar o enorme sorriso no rosto do apicultor que tem relacionamento com a nossa empresa, pois eles são o nosso maior patrimônio. Aliás, os produtores e os nossos funcionários são a essência da nossa empresa. Sem eles, já teríamos sucumbido. Deus tem sido bom para com a Wenzel’s”, disse Thiago.

Ele ainda afirmou que mesmo diante desta grande dificuldade encontrou enorme força para continuar a lutar pelos direitos e principalmente para continuar a dar aos apicultores, sejam eles familiar ou profissional, grande apoio e com promessas de gigante parceria para ambos crescerem.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.