Publicidade Riachaonet
DestaquesTodas as Notícias

Tem início em Picos, nesta quarta (07), exposição internacional sobre Anne Frank

Anne Frank relatou em seu diário momentos de terror vividos com sua família nos campos de concentração nazistas. A publicação de seu diário é um dos livros mais lidos no mundo.

anuncio17 UNIFSA

A Prefeitura Municipal de Picos, por meio das secretarias de Educação e Cultura, realiza, a partir desta quarta-feira (07), a Exposição Internacional “Anne Frank Presente”. O evento de abertura acontece às 19h00, com a presença de autoridades, gestores escolares, coordenadores e professores da rede, no Espaço Unique, do Piauí Shopping, onde o professor e pesquisador Randal Viera ministrará uma palestra e apresentará as obras expostas.

Com o tema “Lendo e escrevendo com Anne Frank”, a exposição apresentará peças originais da alemã descendente de judeus, que foi perseguida e levada ao campo de concentração dos nazistas, onde acabou morrendo. Eles [nazistas] tinham como premissa manter a Alemanha “pura”, sem grupos minoritários, como os judeus.

Além de peças originais, será exibido um documentário sobre a vida e trajetória de Anne Frank e o impacto que ela desenvolveu em todo o mundo com seus relatos. “O Diário de Anne Frank” é hoje um dos livros mais lidos no mundo, relatando a intolerância religiosa, preconceito racial, e outros temas sociais que o nazismo “pôs à mesa”.

A exposição receberá alunos da rede pública e privada de Picos e cidade da região nesta quinta, sexta e sábado, mas também estará aberta ao público em geral até às 22h00.

“Estamos desenvolvendo esse projeto que, a princípio, parece ser apenas uma exposição. Mas ela é apenas a ponta do iceberg. Com ela, nós queremos aprofundar e desenvolver em nossos alunos o interesse pela leitura, pela escrita e estaremos, a partir deste projeto, fomentando outros programas, como concursos de redações, para estimulá-los a esse campo que vai desenvolver a mente, abrir o conhecimento deles e fará como que eles criem senso comum sobre temas tão importantes que devem ser debatidos como o que a Anne Frank traz para nós, que é a intolerância”, ressaltou a secretária de Educação, Mry Dantas.

Quem foi Anne Frank?

Anne Frank foi uma menina que nasceu na Alemanha, mas com pais judeus. Após Hitler ascender ao poder em 1933, os pais da garota decidiram deixar o país e foram para a Holanda, em busca de trabalho e moradia, pois o novo governante iniciou uma perseguição contra os judeus, incitando que eles não eram alemães, não eram pessoas puras, e deveriam ser “cortadas pela raiz”.

Além dos judeus, Hitler perseguiu outras minorias na Alemanha e Europa Ocidental.

No 13º aniversário de Anne, ela ganhou um diário de presente, nele ela relatou como era sua vida, morando escondida em um anexo secreto de uma fábrica, juntamente com sua família, por dois anos, onde eles, durante o dia, tinham que viver em silêncio absoluto, não podendo nem dar descarga no banheiro.

Anne Frank relatou o horror do nazismo e o sofrimento de sua família no holocausto. Toda a história foi publicada pela primeira vez em 1947, quando seu pai, Otto Frank, que sobreviveu à perseguição e ao campo de concentração (onde torturavam e matavam os judeus), decidiu editar e lançar a história escrita pela filha.

Anne Frank faleceu no campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha, de tifo, entre fevereiro e março de 1945, aos 15 anos. As condições insalubres e a epidemia de tifo no campo de concentração levaram à sua morte, juntamente com a de sua irmã Margot, que também faleceu de tifo.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.