Geral

Saiba como cuidar dos cães no período de altas temperaturas

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]Meteorologistas afirmam que com a chegada do mês de setembro as temperaturas devem aumentar no Piauí, principalmente no período conhecido como B-R-O BRÓ,  que corresponde aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Mas não só as pessoas que têm dificuldade de enfrentar os dias de muito calor. Os cachorros também sofrem com as altas temperaturas.

Como os cachorros têm menos facilidade para esfriar o corpo, eles precisam de cuidados especiais nesse período, já que diferente dos seres humanos, os cães não têm glândulas sudoríparas para liberar o calor. Os animais transpiram pela língua, pelo focinho e pela parte de baixo das patas. Com essa dificuldade para resfriar o corpo e com o calor excessivo os cães podem até morrer.

A veterinária Karoline Moraes disse que alguns donos de animais dão muitos banhos e segundo ela, isso pode prejudicar o cachorro.

Cães sofrem com calor em Teresina (Foto: Samila Milhomem)
Cães sofrem com calor em Teresina (Foto: Samila Milhomem)

“O banho deve acontecer a cada 10 dias ou uma vez por semana, já que os cachorros podem apresentar problemas de pele caso os banhos sejam constantes. As pessoas acreditam que conseguirão diminuir a temperatura banhando o animal. Isso ajuda, mas também traz outras consequências”, explicou.

Karoline Moraes sugeriu outras medidas mais adequadas para diminuir a sensação térmica que os cachorros sentem. “Colocar sobre o corpo deles toalhas ou panos molhados ajuda a amenizar o calor e é uma medida que deve ser adotada principalmente pelas pessoas que não possuem ar condicionado em casa. Para aquelas que têm o aparelho, o recomendado é usá-lo e colocar os cães por alguns minutos neste ambiente mais frio”, explicou a médica.

Ainda segundo Karoline, os passeios com os cachorros nos dias quentes devem ser feitos antes das 10h e depois das 16h, e a água que os animais bebem devem ser gelada. Algumas das recomendações citadas já são feitas pela aposentada Eliene Duailibe.

“A água que eles bebem é sempre fresquinha. Durante o dia a gente coloca uns paninhos úmidos neles, os passeios estamos fazendo somente à noite porque além do clima estar mais frio, o asfalto também não está muito quente. Tudo isso é para evitar que eles machuquem as patinhas. E eles mesmo procuram lugares mais frios durante o dia para deitar. O lugar preferido é embaixo da cama ou onde o vento do ventilador chega”, disse Eliene Duailibe.

Com informações do G1 Piauí

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.