ad16
GeralTodas as Notícias

A Ciência e a Fé no dia de São José

No dia de São José, chover é sinal de inverno bom.

O dia 19 de março é o dia em que os agricultores olham para o céu com um pouco a mais de esperança, pois neste dia é celebrado o dia de São José pela Igreja Católica.

De acordo com a tradição, São José é patrono da Igreja, além de ser padroeiro das famílias, da boa morte e dos trabalhadores. É nesse dia que os agricultores se agarram à fé e acreditam que, se chover, o inverno será próspero e a colheita ainda melhor.

No entanto, para os meteorologistas, chover ou não no dia de São José, não tem relação nenhuma com o inverno ser bom e não indica nenhuma mudança.

O climatologista Werton Costa, fala que essa relação do dia de São José com a chuva, não é arbitrária é uma feliz coincidência. “Temos que considerar o mês de março para boa parte dos nordestinos, principalmente os da parte norte, onde a maior parte dos municípios estão inseridos. Nessa área os municípios são beneficiados pela atuação de um sistema atmosférico chamado de zona de convergência intertropical. Esse é o principal sistema que promove chuvas bem distribuídas no nordeste brasileiro”, disse.

Mesmo em épocas secas e de estiagem, esse sistema deixa a sua marca com algumas precipitações. “O mês que é representativo por ser o pico da estação é justamente o mês de março. Ele é o mês que apresenta os maiores volumes de chuva na região, ou seja, a climatologia de precipitação que são as médias de volume ocorrem nesse período, e a zona de convergência atinge seu grau de maturidade justamente na segunda quinzena, coincidentemente, a quinzena do dia de São José”, falou o meteorologista.

Ainda de acordo com ele, mesmo não sendo uma matemática exata, se chove bem nesse dia significa que é um indicativo natural de que as chuvas estão acontecendo dentro do período previsto.

“Outro detalhe muito importante é que no dia 21 termina o verão no hemisfério sul e começa o outono, e aí já começa as chuvas de outono, ou seja, chega abril e começa o segundo mês chuvoso e uma curva suave de decaimento. Porém, a meteorologia vem apontando que para essas últimas semanas do mês de março as chuvas sejam bem distribuídas na região, sobretudo na faixa norte do Piauí. Na faixa sertaneja algumas chuvas seguem isoladas porque nossa temporada está bastante irregular em face do oceano está com águas muito frias e dificulta naturalmente a evaporação e a formação de nuvens”, explicou.

Entretanto, muitos agricultores seguem convictos de que, se chove no dia de São José, é sinal de inverno bom, talvez seja porque eles têm o conhecimento mais próximo da lida diária com o campo.

Previsão do Tempo para Picos, nessa sexta-feira dia 19 de Março

Sol com aumento de nuvens pela manhã, pancadas de chuva à tarde e à noite probabilidade de 90% de alguma precipitação. Mínima de 25° e máxima de 38°. A umidade do ar fica por volta dos 49%.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade