ad16
DestaquesGeral

A espera de projetos praça Antenor Neiva está “esquecida”

[ad#336×280]A praça Dr. Antenor Martins Neiva localizada nas proximidades do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, está em condições precárias de infraestrutura. O estado atual responde a bancos quebrados, desgaste do piso, falta de iluminação, e em alguns momentos ponto de “depósito” de lixo pelas pessoas que circulam diariamente no espaço público.

Construída pelo gestor municipal Waldemar Rodrigues de Sousa Martins na década de 80, a praça hoje não configura-se apenas com espaço de lazer. É também ponto de encontro de pessoas que vem de cidades vizinhas (Santana do Piauí, Bocaina, São João da Canabrava, dentre outras) para realizar suas atividades e negócios em Picos, e que aguardam neste espaço as vans para retornarem as suas cidades natalícias.

Estrutura física da praça deteriorada - Foto: Jesika Mayara
Estrutura física da praça deteriorada – Foto: Jesika Mayara

Para Maria Anízia que costuma frequentar a praça a espera de vans com destino a sua cidade – Santana do Piauí, “a praça hoje está muito desgastada, os locais para a gente sentar estão quebrados, além dos bêbados que também ficam na praça”, disse Maria Anízia.

A última revitalização da praça Dr. Antenor Martins Neiva ocorreu há mais de cinco anos. No entanto, é notório que os cuidados com o espaço vêm sendo insuficientes para mantê-la agradável e com segurança.

Piso desgastado da praça
Piso desgastado da praça

A equipe de reportagem do Portal Riachãonet conversou com o Secretário de Obras, Ribamar Júnior sobre o assunto, e possíveis obras a serem realizadas na praça. “No momento ainda não temos projetos concretos para serem realizados na praça, mas já estamos no sentido de alavancar recursos para a revitalização das praças no município, como limpezas, reformas”, afirmou Ribamar Júnior.

Secretário de Obras, Ribamar Júnior - Foto: Jesika Mayara
Secretário de Obras, Ribamar Júnior – Foto: Jesika Mayara

Segundo o secretário de obras o processo de revitalização das praças públicas de Picos é importante para melhor acolher os picoenses e pessoas de cidades vizinhas.

Ponto de usuários de drogas

Conhecida por muitos como a “Cracolândia Picoense”, a praça Dr. Antenor Martins Neiva é também ponto de encontro de usuários de drogas. Durante o período noturno, a praça fica tomada por pessoas que ingerem bebidas alcoólicas, drogas ilícitas, o que oferece riscos às pessoas que frequentam o ambiente durante este horário.

A estudante Thaís Moura que durante a semana transita pela praça, disse que sempre fica temerosa ao passar pelo local. “Sempre quando saio do colégio para ir para casa, tenho muito medo de passar pela praça, pois sempre há vários homens bêbados, drogados, que costumam mexer com as pessoas que vão passando”, disse Thaís Moura.

A praça Dr. Antenor Neiva tem ao seu entorno vários bares que a noite reúnem um grande público. Por conta disto, é comum viaturas da polícia fazerem rondas pelo local, e realizarem prisões de pessoas por uso de drogas.

Projetos Futuros

De acordo com o paisagista na Secretaria de Meio Ambiente de Picos, Natanael Francisco do Nascimento, já existe um projeção em 3D de revitalização da praça Dr. Antenor Martins Neiva. “O projeto contempla um espaço para esporte e lazer, onde vai ser incluso um lago artificial algo novo na região de Picos, um sistema de iluminação, playground, e uma maior arborização da praça”, afirma Natanael do Nascimento.

Natanael disse ainda que o projeto está em andamento, e que estão buscando recursos para ser realizada a autorização de execução do mesmo. A obra está avaliada em R$ 280 mil. Este projeto é parte de ações a serem realizadas no processo de revitalização das praças da cidade com intuito de transformar Picos em uma “Cidade Verde”.

 

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Publicidade