ad16
ArtigosColunasCrônicas da EuropaGeral

A neve da Europa e as favelas do Brasil

Da neve às favelas – Foto: Orlando Berti

Neste último final de semana eu conheci neve. Isso mesmo! Estou igual a menino do buchão que ganha presente de Natal, daqueles desejados há um bom tempo. Isso é potencializado principalmente porque nascemos e fomos criados no meio do Sertão nordestino, com o nosso solzão de muitos e muitos graus, entre Oeiras e Picos.

Engraçado: falar de neve parece ser um negócio bem besta e mais besta ainda é falar que conheci isso. Mas é apenas uma linha de raciocínio para a crônica deste início de semana.

Isso se dá porque vejo por cá a mesma curiosidade que tinha em conhecer neve a mesma que os europeus têm de conhecer as nossas favelas. Isso mesmo: praticamente todas as vezes que falo que sou do Brasil para uma pessoa que não conhece o Brasil um dos principais motivos de interesse dos gringos aqui é que fale sobre favela.

Parte dessa curiosidade sobre as favelas para eles, que estão fartos de neve, é alimentado pelas novelas da Globo (um dos principais produtos de exportação cultural brasileira – se é boa ou não – cenas para as próximas discussões – juntamente com a história dos jogadores de futebol do Brasil – geralmente vindo de famílias simples e às vezes miseráveis no Brasil). A romantizada favela é motivo, inclusive, desse tipo de conjunto urbano seja um programa inevitável para os gringos.

A reflexão é de que o diferente nos instiga. Se nós, sertanejos, não conhecemos a neve, os gringos querem conhecer favelas, querem ver miséria. O mais paradoxal disso, sem condenar esse desejo europeu, é que a miséria também vem tomando conta do Velho Continente. Miseráveis, pessoas morando em lugares alijados não é mais um “privilégio” brazuca. A crise econômica das economias tradicionais tem nos igualado e nos dado uma série de lições: a principal delas é ligarmos o sinal de alerta sobre consumismo, financiamentos exagerados e gastos públicos.

Sim…a neve é branca, é gelada e eu me diverti como não me divertia há 20 anos, mas continuo bem preocupado com a crise econômica. O mais novo escândalo aqui na Espanha é que enquanto o país está afogado na crise o seu rei estava em caçadas de animais na África (cada uma custando mais ou menos R$ 100.000,00 apenas para poder matar elefantes).

Até a próxima, agora sob o sol do Mediterrâneo (em épocas de Primavera europeia: um pouco menos quente do que o sol do Sertão do Piauí).

Tags

28 Comments

  1. Venus Viva™對所有皮膚類型都是安全的,並使用革命性的Nano Fractional Radio Frequency™(納米點陣射頻™)和Smart Scan™(智能掃描™)技術,通過選擇性真皮加熱,從而提供優異的治療效果。使用Nano Fractional RF™將能量透過表皮傳遞至真皮,從而產生熱量,並啟動膚膚的生理機制,重建膠原蛋白及刺激纖維母細胞,最終刺激導致組織重塑。功效:✔改善膚質✔肌膚緊緻✔減淡妊娠紋✔痤瘡及暗瘡疤痕✔減淡細紋及皺紋✔面部肌膚賦活再生 適合面部及頸部

  2. 由全球生長因子與胜肽韓國廠商CAREGEN研發,利用美國專利「KP7-4胜肽技術」,獨特滲透配方提供高穩定、高滲透、高效能的胜髮環境,模擬人體生髮機制,目的使頭皮、毛囊恢復健康及作用活性,重啟生髮系統。DR CYJ髮胜肽療程的治療原理為 利用複合活性成分配方恢復毛髮平衡, 根據生態生物工程原理研發, 關鍵胜肽名為KP7-4,結合了七種專利胜肽, 實驗證明能有效模擬「人體胜髮因子」,掌握育髮四關鍵:毛囊強健、減緩異常落髮、強化髮根、供給毛囊血管營養,模擬毛髮循環機制,同時減緩異常落髮及強化髮根。DR.CYJ髮胜肽不含藥性且無副作用,能有效促進增髮

  3. Restylane乃一系列用於美顏的長效透明質酸產品。 Restylane療程能有效撫平皺紋、美化臉型輪廓及唇部,並可改善膚質及肌膚的彈性。Restylane透明質酸作用原理 Restylane透明質酸均以非動物來源的透明質酸作為原料,獨有的NASHA™專利技術研製而成。微量Restylane透明質酸凝膠到皮膚中,可以讓您的面部肌膚恢復豐盈飽滿。 Restylane透明質酸中的透明質酸與人體內的天然透明質酸十分相似,使用前無需進行皮膚測試,引起過敏反應的機率亦極低。

  4. 當蛋白線埋入皮膚後,皮下組織會將蛋白線視為異物,啟動異物反應,因此刺激膠原蛋白生長,且可促進新陳代謝,更新老化肌膚,所以客戶在術後也會發覺膚質變得較透亮白皙。膠原蛋白提拉線像一個“磁力線”一樣,將埋入處附近的肌肉和脂肪固定在原處,不會往下墜,其後會吸引皮下組織往蛋白線集中部位移動,就會逐漸產生提拉的緊實效果。也被用於填充美容的微整形,蛋白線材就好比蓋房子的鋼骨支架,先埋入皮膚當作基底結構,然後再注入好比水泥的玻尿酸或自體脂肪,因為有吸附力不易擴散,就可穩定固定住填充物,讓立體支撐力效果更好。

  5. 由全球生長因子與胜肽韓國廠商CAREGEN研發,利用美國專利「KP7-4胜肽技術」,獨特滲透配方提供高穩定、高滲透、高效能的胜髮環境,模擬人體生髮機制,目的使頭皮、毛囊恢復健康及作用活性,重啟生髮系統。DR CYJ髮胜肽療程的治療原理為 利用複合活性成分配方恢復毛髮平衡, 根據生態生物工程原理研發, 關鍵胜肽名為KP7-4,結合了七種專利胜肽, 實驗證明能有效模擬「人體胜髮因子」,掌握育髮四關鍵:毛囊強健、減緩異常落髮、強化髮根、供給毛囊血管營養,模擬毛髮循環機制,同時減緩異常落髮及強化髮根。DR.CYJ髮胜肽不含藥性且無副作用,能有效促進增髮

  6. 【職場穿搭】拒絕傻白甜,要升職加薪,就先穿出聰明有內涵的樣子 @ 潮流、美妝、消費 創造個人化風格的女性社群 PIXstyleMe 【職場穿搭】拒絕傻白甜,要升職加薪,就先穿出聰明有內涵的樣子

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também