ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesGeralTodas as Notícias

Abertura da Copa movimenta comércio informal picoense

[ad#336×280]Por Luciano Barbosa 

A poucas horas da abertura da Copa do Mundo 2014 as ruas do centro da cidade de Picos estão apinhadas de pessoas. Os picoenses se apressam para fazer os últimos preparativos antes da abertura do mundial logo mais às 16h30 na Arena Corinthians (Itaquerão).

Embora praticamente todos os estabelecimentos comerciais tenham acompanhado a tendência do Brasil inteiro em adotar a temática da Copa, com as cores verde e amarelo, são poucos os setores que estão realmente lucrando com o acontecimento do evento.

As lojas de acessórios e variedades importadas são as que mais têm registrado vendas nesse período. Especializadas em produtos com preço mais acessível a movimentação de consumidores nessas lojas tem sido grande.

Barracas com vendas camisas da Seleção Brasileira-Foto: Romário Mendes
Barracas com vendas camisas da Seleção Brasileira-Foto: Romário Mendes

Outro setor que está lucrando bem com a temática da Copa é o informal. Os mais de cem camelôs estabelecidos em cada canto da cidade se prepararam com muita antecedência. Até mesmo os camelôs especializados em fogos e artigos juninos, que no mês de junho instalam suas barracas próximo à prefeitura municipal passaram a oferecer produtos temáticos do Brasil. O resultado de tudo isso é que eles absorveram boa parte do consumo dos picoenses nesse período.

Feira-livre de Picos está verde e amarela-Foto: Romário Mendes
Feira livre de Picos está verde e amarela-Foto: Romário Mendes

O comerciante Flamarion Pereira, proprietário de um estabelecimento comercial na região da São Vicente, deixou o comércio na responsabilidade de outras pessoas e, como nos anos anteriores, instalou sua barraca próximo à prefeitura. “É uma oportunidade de ganhar um dinheiro a mais que não posso desperdiçar”, explicou ele. Flamarion não é o único. Assim como ele outros camelôs também exercem outras atividades, mas que aproveitam o período para ganhar um extra.

Barraca próximo a Prefeitura-Foto: Romário Mendes
Barraca próximo a Prefeitura-Foto: Romário Mendes

Os  bares, restaurantes e clubes recreativos também lucram nesse período. Todos eles estarão funcionando nos horários dos jogos do mundial e, de quebra, estarão com telões instalados para propiciar maior conforto para os clientes. A procura por telões para a abertura da Copa hoje foi tanta que pessoas que trabalham com aluguel rapidamente ficaram com seus aparelhos indisponíveis.

Picos Entra No Clima da Copa 

Torcedores animados para a Copa do Mundo-Foto: Romário Mendes
Torcedores animados para a Copa do Mundo-Foto: Romário Mendes

Ruas decoradas, carros e motocicletas com bandeiras, casas verdes e amarelas, lojas enfeitadas e torcedores animados e e ansiosos para a Copa do Mundo. Assim Picos vai entrando no clima do mundial.

Carro enfeitado com a bandeira do Brasil-Foto: Romário Mendes
Carro enfeitado com a bandeira do Brasil-Foto: Romário Mendes

Dia dos Namorados

Coincidindo com a data de abertura da Copa 2014 o Dia dos Namorados este ano não tem sido bom para o comércio local, de acordo com um balanço preliminar feito pelos lojistas.

O Sistema de Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) tem registrado, até a publicação desta matéria, uma queda no número de consultas de estabecimentos comerciais.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Picos (CDL), Cláudio Galeno, a razão da queda de consultas e da consequente diminuição de vendas no comércio é resultado da coincidência do Dia dos Namorados com a abertura do mundial. Para ele, não há dúvidas de que a abertura da Copa prejudicou as vendas no comércio.

Empresário Cláudio Galeno.
Cládio Galeno – Foto: Jailson Dias

Embora o dia não tenha findado, mas o setor lojista já ofereceu um balanço das vendas comprovando o posicionamento da CDL de Picos. Segundo Francisca Dantas, gerente de uma loja de departamentos, a queda nas vendas foram notórias. “Em comparação com a mesma data no ano passado, tivemos queda, ficou abaixo de nossas expectativas para o dia”. Ela também atribuiu o fato à abertura da Copa.

Outras lojas, de ramos diferentes, também já contabilizam a queda nas vendas. A gerente de uma loja de produtos óticos, Regina Sousa, relatou que as vendas ficaram abaixo do esperado para o dia. Segundo ela, a movimentação do Dia das Mães foi melhor que o Dia dos Namorados.

Se a tendência se confirmar, para o dia de hoje, bares, restaurante e clubes é quem mais lucrarão com o jogo de Brasil e Croácia às 17h.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade