ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesGeral

Abrigo de idosos de Picos realiza campanha para arrecadar fraldas

[ad#336×280]A diretoria do abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho está realizando nova campanha de arrecadação de fraldas geriátricas descartáveis e produtos de higiene e limpeza pessoais destinados aos idosos.

A casa também pede ajuda à população para a aquisição de duas camas, dois colchões e dois extintores de incêndio.

O lar para pessoas na terceira idade conta atualmente com vinte idosos, sete deles acamados e dependendo de funcionários para toda e qualquer ação. As despesas são altas. Segundo a diretoria, apenas com remédios, o gasto mensal figura entre mil e oitocentos e dois mil reais, fora as despesas básicas para manutenção do abrigo e cuidado com os anciãos.

O dinheiro para custear esse trabalho e proporcionar aos moradores do lar maior conforto e uma vida digna, vem da aposentadoria dos idosos. O problema é que muitos deles possuem empréstimos bancários que diminuem o valor do benefício do INSS, com isso a saúde financeira do abrigo é mensalmente comprometida.

Abrigo vive momento de dificuldade financeira - Foto: Romário Mendes
Abrigo vive momento de dificuldade financeira – Foto: Romário Mendes

Dificuldades

O Joaquim Monteiro de Carvalho sobrevive ainda através de doações da população, empresários e também de parceria com o Juizado Especial de Pequenas Causas. A diretoria busca o apoio e maior comprometimento por parte da população de Picos, para que a casa mantenha as portas abertas com tranquilidade.

“Nossos idosos são muito debilitados, doentes, alguns acamados, e que precisam ser acompanhados pessoalmente, com comida dada na boca, troca de fraldas, banho. Eles precisam de muita atenção e de muitos cuidados”, ressalta Socorro Fortaleza, presidente do abrigo.

Fisioterapeuta é única profissional de saúde que atende idosos do abrigo - Foto: Romário Mendes
Fisioterapeuta é única profissional de saúde que atende idosos do abrigo – Foto: Romário Mendes

Necessidades Especiais

Apesar da debilidade dos idosos – a mais velha completará 103 anos em abril – o único profissional de saúde que atende os moradores da casa é uma fisioterapeuta cedida pela secretaria municipal de Saúde. Socorro Fortaleza diz já ter solicitado da secretária Ana Eulálio também o apoio de assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e de um médico que acompanhe a saúde dos anciãos.

De acordo com ela, os idosos estão há mais de três meses sem receber a visita de um médico.

DSCN5934
Dona Joana Maria completará 103 anos no próximo dia 20 de abril de 2013 – Foto: Romário Mendes

Campanha e Doações

Os interessados em colaborar com a campanha de arrecadação de fraldas geriátricas e produtos de limpeza e higiene pessoal podem entregar as doações na sede do abrigo, na Avenida Senador Helvídio Nunes de Barros; na Cáritas Diocesana de Picos, ao lado da Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios; e ainda através de depósito bancário na conta da instituição no Banco do Brasil, agência 0254-2, Conta Corrente 2011-7.

Abrigo necessita de doações de fraldas descartáveis - Foto: Romário Mendes
Abrigo necessita de doações de fraldas descartáveis – Foto: Romário Mendes
Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade