EducaçãoGeral

Acadêmicos da UFPI promovem manifestação durante visita do reitor Luiz Júnior

anuncio17 UNIFSA
Novo auditório da UFPI.
Acadêmicos protestam no novo auditório da UFPI.

Embora tudo estivesse organizado para a realização de uma grande festa em virtude das inaugurações na UFPI – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros de Picos, alguns estudantes não se intimidaram e durante a visita do reitor Luiz Júnior, promoveram uma pequena, porém significativa manifestação.

Enquanto o reitor falava sobre a expansão da Universidade Federal no Piauí, um pequeno grupo de acadêmicos, exibiam cartazes pedindo a rápida contração de professores. Em alguns cartazes podia-se ler: “Queremos professores para Nutrição”, em outros: “Estrutura 10! Sem professores”, enfatizando a boa estrutura da instituição e lamentando a ausência de professores.

Os acadêmicos, no entanto, não se contentaram em ficar apenas segurando cartazes, que já chamavam a atenção do público presente para o problema, e decidiram gritar para que o reitor os ouvisse. Muitos alegam que podem perder o semestre devido a carência de profissionais no corpo docente. “Cadê os professores?”, continuavam os
protestos.

Terminada a apresentação do reitor com a exibição de fotos de todos os campi do Piauí, compôs-se a mesa de honra, momento que muitos aproveitaram para emitir sonoras vaias, especialmente quando o reitor voltou ao palco seguido por sua equipe e pela diretora do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Profa. Dr. Hercília Maria Lins Roulim Santos.

Nem o estudante escolhido para representar os discentes em um discurso de homenagem ao reitor e a expansão da instituição escapou das vaias. No entanto, a situação do acadêmico foi amenizada em virtude do bom desempenho no seu pronunciamento.

Quando usou a palavra novamente, o reitor Luiz Júnior não escondeu a chateação com as críticas, expressando isso em palavras. “Vou levar uma triste página dessa parte da expansão em Picos”, declarou. Ele lembrou ainda que nos últimos anos o número de professores dobrou, mas que existe um processo a ser obedecido em
consonância com as determinações do MEC que prevê que até 2016, haverá um
professor para cada 17 estudantes.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.