EducaçãoGeral

Acadêmicos do Curso de Educação Física participam de aula sobre primeiros socorros

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]Cerca de 41 acadêmicos do VIII período do Curso de Educação Física veiculados ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Uespi Campus de Picos, participaram na última quarta-feira (08) de uma aula prática sobre primeiros socorros. A aula foi ministrada pela equipe de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Picos, coordenadora geral, Rosa Dantas, enfermeiros e socorristas.

Durante a exposição do tema “Primeiros Socorros”, os profissionais do SAMU simularam situações que oferecem risco à vida (traumas, paradas respiratórias, fraturas de ossos), e como proceder diante destas situações onde no momento não há um profissional de saúde para prestar o devido socorro a vítima.

DSCN0041 DSCN9970 DSCN9991 DSCN9996

Para o professor e articulador da aula, Anderson Santos de Oliveira, o objetivo principal da realização deste momento foi proporcionar aos alunos um contato mais próximo com a realidade que os mesmos poderão enfrentar no decorrer da profissão de educador físico que implica a eventualidade de ocorrer acidentes.

“A ideia de trazer a equipe do SAMU, profissionais que realizam um belíssimo trabalho em Picos, é de levar aos alunos um maior conhecimento da prática, pois a equipe do SAMU atua e lida diariamente com estas situações de traumas que também são possíveis de acontecer em aulas de educação física. Então é de suma importância que os alunos saibam como proceder diante destas situações”, destacou o professor.

Ao decorrer da apresentação, os acadêmicos procuraram esclarecer dúvidas proporcionando um momento de interação e conscientização sobre a ocorrência de traumas (acidentes) que estes acontecem pela falha humana. De acordo, com a coordenadora geral do SAMU, Rosa Dantas, é fundamental a conscientização das pessoas para que as estatísticas de acidentes envolvendo em sua maioria motos na cidade de Picos devido ao não uso do capacete venha a ser reduzido.

“Momentos como estes são importantes para conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre o risco de acidentes, para que nos tornemos multiplicadores e procuremos mudar a cara da nossa cidade”, frisou Rosa Dantas.

A acadêmica Conceição Matos relatou que a exposição do tema foi de suma importância para a sua carreira profissional já que sairá deste momento com uma gama de conhecimentos. “É sempre importante termos o contato com a prática, com certeza no momento em que nos depararmos com situações como estas a partir de agora saberemos e teremos a calma de como agir”, destaca a acadêmica.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.