ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
GeralSaúde

Ação orienta viciados em cigarro no Dia Mundial sem Tabaco

[ad#336×280]No final da tarde desta sexta-feira (31) a Praça Félix Pacheco, no Centro de Picos, foi palco de uma ação pela promoção da saúde e melhor qualidade de vida no Dia Mundial Sem Tabaco.

Os profissionais da secretaria municipal de Saúde que atuam no Programa de Controle do Tabagismo na cidade montaram estandes, panfletaram e tiraram dúvidas de quem precisa de ajuda para se libertar do vício em tabaco.

Como centro da ação figurou o desejo de informar a população a respeito do programa que faz o acompanhamento psicológico e medicamentoso de pessoas viciadas numa das principais substâncias contidas no cigarro: o tabaco.

Nem tão fácil assim – “Parar de fumar é muito difícil, então nosso maior objetivo é ajudar os pacientes a se libertarem desse vício”, explica a enfermeira Micherlla Brito, coordenadora do programa.

Dia Mundial sem Tabaco - Foto: Maria Moura
Dia Mundial sem Tabaco – Foto: Maria Moura

E foi essa dificuldade em parar de fumar que fez com que a professora Juvenilde Frutuoso vivesse refém do vício por 33 anos. Hoje, dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, ela tomou uma decisão que pode mudar positivamente a sua vida: “Decidi parar de fumar. Fui orientada e quero seguir à risca”, conta ela, que já tentou parar de fumar em outra oportunidade, mas não uma recaída e havia desistido de tentar.

Segundo ela, a ansiedade e os problemas emocionais são os maiores vilões para quem é dependente da substância. O sentimento de Juvenilde é compartilhado pela autônoma Antonia Frutuoso. Ela conta que nem os problemas de saúde fizeram com que o vício fosse superado.

“Consegui passar até 28 dias sem fumar, mas quando os problemas vêm, não tem jeito”, lamenta.

As duas têm esperança de que com o acompanhamento dos profissionais de saúde consigam parar de fumar definitivamente.

Dia Mundial sem Tabaco - Foto: Maria Moura
Dia Mundial sem Tabaco – Foto: Maria Moura

Micherlla Brito ressalta que o grande número de campanhas educativas e de conscientização dos últimos anos reduziu o número de fumantes, mas alerta que ainda é preciso muito trabalho por parte dos órgãos de saúde. “Sozinhos é muito difícil, então é preciso que os profissionais auxiliem esse processo de superação do vício”, diz.

Tabaco – O Tabaco é uma planta cujo nome cientifico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância chamada nicotina, seu princípio ativo. No tabaco também é encontrado um número grande de outras substâncias, algumas delas muito tóxicas, como por exemplo terebentina, formol, amônia, naftalina, entre outras.

Dia Mundial sem Tabaco - Foto: Maria Moura
Dia Mundial sem Tabaco – Foto: Maria Moura
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade