ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesGeral

Acontece no próximo final de semana o 3º Encontro de Comunicação Comunitária e Popular do Sertão do Piauí

3º Encontro de Comunicação Comunitária e Popular do sertão do Piauí.
3º Encontro de Comunicação Comunitária e Popular do sertão do Piauí.

Acontece no próximo final de semana o 3º Encontro de Comunicação Comunitária e Popular do Sertão do Piauí. O evento será sediado na cidade de Santa Rosa do Piauí (região de Oeiras – a 120 quilômetros de Picos e 260 quilômetros de Teresina) e pretende reunir 200 comunicadores, membros de movimentos sociais e populares, além de estudantes e moradores de várias cidades da região. O encontro é aberto a todos os interessados em discutir comunicação. As inscrições são gratuitas e serão feitas na abertura do evento.

O encontro acontecerá entre os dias 31 de agosto (próximo sábado), a partir das 14h30, e 01 de setembro (próximo domingo), entre 8h e 18h, no Auditório da Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Piauí.

O 3º Encontro de Comunicadores Comunitários e Populares do Sertão do Piauí é uma realização do Projeto de Extensão de Formação de Comunicadores Comunitários e Populares do Sertão do Piauí, veiculado a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Estadual do Piauí. O projeto envolve estudantes e professores que pretendem percorrer todas as cidades do Sertão do Piauí (151 no total) até o final de 2014 procurando entender melhor e discutir respostas e atitudes para a utilização da comunicação em prol de melhores dias para essa região.

O projeto é coordenado pelo professor mestre Evandro Alberto de Sousa, do curso de Jornalismo da UESPI de Picos, e pelo professor mestre Orlando Berti, do curso de Jornalismo da UESPI de Teresina.

Evandro Alberto explica que a cidade de Santa Rosa do Piauí foi escolhida justamente por uma provocação dos comunicadores da cidade. “Levamos o projeto este ano aonde somos chamados. O comunicador Edvan Oliveira, que atualmente está se formando em Jornalismo e é o organizador local do evento, foi o nosso maior provocador”, destacou o professor. Evandro Alberto também disse que o projeto estará presente em todas as cidades do Sertão. “Este ano faremos seis eventos, o de Santa Rosa é o terceiro, para entendermos um pouco mais essa comunicação e, principalmente podermos discutir com a população local a comunicação que temos e a comunicação que queremos”.

O 3º Encontro de Comunicadores Comunitários e Populares do Sertão do Piauí é aberto a todas as pessoas que queiram participar. As inscrições são feitas no local do evento e são gratuitas. Quem tiver participação de 75% ou mais nas atividades tem direito a certificado emitido pela Universidade Estadual do Piauí.

O evento contará com seis mesas temáticas que discutirá várias interfaces da comunicação local, comunicação regional, comunicação comunitária, popular e alternativa, além da função da Internet hoje nos processos comunicacionais do Sertão do Piauí.

Confira Programação 

SÁBADO – 31 de agosto de 2013

15h – 15h30 – Credenciamento e recepção das e dos participantes.

15h30 – 16h – Abertura do evento. Presença de autoridades locais, membros dos movimentos sociais e populares da região e de representantes da UESPI e do projeto de extensão.

16h – 17h – MESA 1 – O QUE É O PROJETO DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO DE COMUNICADORES COMUNITÁRIOS E POPULARES DO SERTÃO DO PIAUÍ?

Explicação por parte de membros do projeto o que é a ideia, suas causas e intencionalidades de consequência, além do futuro de tudo isso, a instalação dos futuros cursos superiores que a UESPI está fazendo como o de Tecnólogo em Radiojornalismo e o Licenciatura em Educomunicação.

DEBATE MAIS QUE ABERTO A TODAS E TODOS OS PARTICIPANTES

17h – 19h – MESA 2 – COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E POPULAR HOJE: PERSPECTIVAS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CIDADÃ

Professor Doutorando em Serviço Social Evandro Alberto de Sousa (UESPI – URSA – UFPE)

DEBATE MAIS QUE ABERTO A TODAS E TODOS OS PARTICIPANTES

DOMINGO – 01 de setembro de 2013

8h – 9h05 – MESA 3 – A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO LOCAL E A INTERNET

Palestra com bolsistas do projeto de extensão.

DEBATE MAIS QUE ABERTO A TODAS E TODOS OS PARTICIPANTES

9h05 – 10h10 – MESA 4 – A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO REGIONAL E A INTERNET

Palestra com bolsistas do projeto de extensão.

DEBATE MAIS QUE ABERTO A TODAS E TODOS OS PARTICIPANTES

10h10 – 12h – MESA 5 – O FUTURO DA COMUNICAÇÃO – O ONTEM, O HOJE, O AMANHÃ. A FORÇA DA INTERNET

Palestra com o professor doutorando em Comunicação Social Orlando Maurício de Carvalho Berti (UESPI – UMESP)

DEBATE MAIS QUE ABERTO A TODAS E TODOS OS PARTICIPANTES

12h – 14h – INTERVALO PARA O ALMOÇO

14h – 15h20 – MESA 6 – A COMUNICAÇÃO QUE TEMOS E A COMUNICAÇÃO QUE QUEREMOS. QUE NOVO TIPO DE COMUNICAÇÃO PODEMOS TER?

Palestra com bolsistas do projeto de extensão.

DEBATE MAIS QUE ABERTO A TODAS E TODOS OS PARTICIPANTES

15h20 – 17h30 – DEBATE COLETIVO ENTRE OS PRESENTES SOBRE O TIPO DE COMUNICAÇÃO QUE PODE SER CONSTRUÍDO. ABERTO PARA TODAS E TODOS.

17h30 – 18h – ENCERRAMENTO DO EVENTO E CONGRAÇAMENTO DOS PARTICIPANTES.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade