ad16
DestaquesGeralSaúde

Adapi inicia nova campanha de vacinação contra febre aftosa

Campanha de vacina contra aftosa
Vacinação contra aftosa – Foto: Reprodução

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí – ADAPI inicia a partir de 1º de julho mais uma etapa da vacinação contra a febre aftosa nos rebanhos bovinos do estado.

A Agência que gerencia o controle de pragas agrícolas e doenças animais destaca a importância de que o rebanho bovino esteja com a vacina em dia para que o Piauí permaneça com certificação de área livre de febre aftosa – status alcançado ainda no início do ano.

Segundo o médico veterinário Raimundo Barbosa de Moura, servidor da Adapi, todos os criadores precisam fazer a vacinação de seus animais. O procedimento é simples, basta que os criadores procurem a Agência Defesa Agropecuária de seu município ou localidade.

“Em 90% dos municípios já funciona o escritório da ADAPI. E  em Picos não é diferente,  os criadores podem procurar e iremos orientar como vacinar seu rebanho”, explica.

A vacinação permite que o animal fique imune à febre aftosa  e permite que os criadores poderão se desloquem para qualquer lugar sem o risco de multas por meio da fiscalização.

Apesar da seca que já ultrapassa um ano, o veterinário afirma que o rebanho da região de Picos está hábil e em bom estado físico para receber a vacina.

“Peço aos criadores que preparem os animais, procurem um local adequado pra fazer essa vacinação. Nós estamos entrando em uma área livre de aftosa, e pra continuar sem riscos é preciso continuar fazendo esse trabalho de orientação: tem que ter consciência de vacinar os bovinos”, apela o médico veterinário.

A campanha de vacinação contra a febre aftosa tem início dia 1º e segue até o dia 31 de julho. As certificações acontecem até 15 de agosto.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Publicidade