ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralMunicípios

Adutora da barragem de Piaus deve estar pronta até o final da próxima semana

[ad#336×280]O Sistema Adutor de Piaus está prestes a ser entregue à população. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), que é o órgão responsável pela execução da obra, até o fim da próxima semana será encerrada a fase de testes na adutora.

“A partir de então, a obra ficará à disposição do governador Wilson Martins, que deve agendar a data de inauguração e entrega da obra à população. Nossa expectativa é que a presidente Dilma Rousseff venha ao Piauí para participar deste evento”, revela o secretário Dalton Macambira.

Segundo o gestor, a Agespisa, que é o órgão que irá operar a adutora, solicitou da Semar a aquisição de um sistema de comunicação. “Já estamos providenciando a licitação para a compra deste equipamento que se faz importante, principalmente, devido à extensão da adutora, que é de 111 quilômetros, assim a vigilância da obra será otimizada”, ressalta.

Mapa da adutora de Piaus
Mapa da adutora de Piaus

A preocupação com a segurança da adutora é justificada. No mês de julho, durante um dos testes que estavam sendo feitos na obra, foi constatado que havia desvios de água na adutora. Um processo que deveria demorar cerca de 30 minutos levou mais de 7 horas para ser concluído e isso despertou a suspeita de furto.

Constatados os mais de 30 pontos de gatos, que inclusive eram destinados para irrigação de plantações e enchimento de reservatórios privados e carros pipa, o governador Wilson Martins solicitou que a Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar, investigasse o caso que resultou na prisão de seis pessoas no início de agosto. “Como estes envolvidos têm posses, pagaram fiança e vão responder ao processo em liberdade. Eles devem ser enquadrados pelo crime de furto de água e dano ao patrimônio público”, disse Dalton Macambira.

A obra da Adutora de Piaus irá beneficiar mais de 25 mil pessoas que moram no Semiárido piauiense, mais especificamente nos municípios de São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí.

CCom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade