Campo Grande do PiauíCidadeDestaquesEducaçãoGeralMunicípios

Agente penitenciário morre em São Paulo após lançamento de livro organizado por ele em Campo Grande do Piauí

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]O agente penitenciário, Manoel José da Silva Júnior, 32 anos, natural da cidade de Monsenhor Hipólito, graduado em letras pela Universidade Federal do Piauí, líder estudantil de expressividade na comunidade acadêmica no período em que era aluno do Curso de Letras, proprietário do Curso Vencer instalado na cidade de Picos, também atuou na educação estadual de Campo Grande do Piauí onde exerceu o cargo de professor na unidade escolar Serafim José de Brito no período de 2003 a 2010 e também como supervisor na mesma escola de maio de 2005 até agosto de 2010.

Manoel Júnior, a esposa Marinete e a filha Açucena
Manoel Júnior, a esposa Marinete e a filha Açucena

Manoel José era agente penitenciário no presídio José de Deus Barros na cidade de Picos, onde desempenhou sua função com êxito a descobrir que era portador de uma doença rara nos pulmões.  A descoberta da doença por um médico na capital pernambucana no segundo semestre de 2009, quando já começou a sentir a sua capacidade de respiração reduzida. O diagnóstico dado após a análise dos exames no Canadá confirmou que ele era portador de uma fibrose pulmonar.

Mesmo assim, Manoel Júnior não desistiu de lutar pela vida e no segundo semestre de 2010 em companhia da esposa Marinete Rosa de Sousa Silva e da filha de 4 anos, Açucena Manuela se transferiu para o Estado de São Paulo, onde aguardava a cerca de 1 ano e 6 meses por um transplante de pulmão. Ele respirava com a ajuda de oxigênio e aos poucos foi aumentando ainda mais a dependência.

Ele organizou dois livros, o primeiro refere-se a um trabalho relacionado ao grupo de jovem da cidade de Monsenhor Hipólito, uma coletânea de autores cuja obra levou o título de “Construindo Novos Caminhos”. Outro sonho do organizador Manoel Júnior era lançar um livro sobre a história da educação de Campo Grande do Piauí narrado pelos próprios personagens da história da educação daquele município. Mesmo com a saúde debilitada Manoel Júnior conduziu os trabalhos do livro.

Na noite de sábado dia 22 de dezembro, a obra foi apresentada à sociedade em solenidade realizada na Câmara Municipal. O evento contou com a presença do prefeito eleito daquela cidade, o médico Francisco José Bezerra (Dr. Tico-PP) e do vice (Gilson do PT) e dos secretários municipais Jacinto, Rosinha, Anazilda e do prefeito de Francisco Santos Edson Carvalho, além do revisor do livro e companheiro de trabalho, o agente penitenciário Rogério Bezerra.

Autores do livro
Autores do livro

Durante o lançamento do livro, o revisor Rogério Bezerra leu uma mensagem escrita por Manoel Júnior sobre a reafirmação da amizade onde ele se despede dos autores e da sociedade presente na Câmara Municipal para acompanhar a o lançamento do livro. Assim que o revisor leu a mensagem muitos não seguraram as lágrimas, sentiram que realmente não era só a reafirmação da amizade, mas a despedida. Rogério Bezerra disse:  ” Meu amigo Manoel Júnior, um exemplo de Fé, Coragem, Determinação, Sabedoria e AMIZADE. Através desse texto enviado a seus amigos, ele transmite a mensagem de que a amizade é uma forma de AMOR. E ele soube durante toda sua vida cultivar o verdadeiro sentido dessa palavra!. Uma dor imensa!!!. SAUDADES.”!..

Rogério Bezerra
Rogério Bezerra lendo a mensagem

O  médico Francisco José Bezerra (Dr. Tico-PP) prefeito eleito do município usou a tribuna durante o lançamento do livro e ficou emocionado ao falar dos sonhos Manoel Júnior na educação, principalmente pela sua visão transformadora, e pelo ideal de luta pela educação de qualidade e para todos. “Era um amigo, trabalhamos juntos como servidores da Secretária de Justiça e Cidadania. Era um grande profissional e muito dedicado a educação”, disse Dr. Tico.

Dr .Francisco José Bezerra ( Dr. Tico-PP)
Dr .Francisco José Bezerra ( Dr. Tico-PP)

Parece não ser verdade, mas a cunhada de Manoel José da Silva Júnior recebe a informação por telefone que o mesmo havia se sentido mal naquele momento. A secretária de Educação Anazilda levanta da mesa de honra e vai até a tribuna pedir que todos rezem em oração pelo organizador do livro, pois a situação dele era delicada.

Manoel José da Silva Júnior
Manoel José da Silva Júnior

A noite foi de sofrimento para a família, e amigos que acompanhava de longe a luta de Manoel Júnior pela sobrevivência bem como da esposa Marinete Rosa companheira fiel na saúde e na doença. A moça havia largado tudo, trabalho e sua residência em Picos para acompanhar esposo durante o tratamento em São Paulo, dando exemplo de fidelidade e confiança.  Por volta das 11h da manhã Manoel Júnior não resistiu à doença e faleceu como se estivesse apenas esperando o lançamento do livro organizado por ele, onde a filha faz toda apresentação da obra intitulada “Educação de Campo Grande do Piauí contada por quem à fez”.

O corpo de Manoel José da Silva Júnior será sepultando no Piauí, falta a família decidir se será na cidade de Monsenhor Hipólito, São Julião ou Campo Grande do Piauí. A previsão é que o corpo do mesmo chegue na segunda –feira dia 24 de dezembro.

Veja o texto de despedida escrito por Manoel Júnior lido na solenidade de lançamento do livro por Rogério Bezerra.

Texto enviado por:  MANOEL JÚNIOR,  para todos os seus amigos e agora encontra-se nos braços de DEUS……….. Saudade eterna…….                                                                                               

 

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor.

Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe.

Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão.

Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me.

Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam.

Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo.

Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles.

Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei. Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver.

E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase : ‘ Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus !’

Aí, então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar.

E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu.

Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele.

E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele. Você acredita nessas coisas ? Sim??? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito.

Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.

 Eu não vou estranhar o céu . . . Sabe porque ? Porque… Ser seu amigo já é um pedaço dele !

Manoel Júnior e Açucena
Manoel Júnior e Açucena

 

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.