Teve inicio na Penitencia Regional José de Deus Barros, em Picos, a primeira etapa do projeto de treinamento especializado em procedimentos de segurança e rotina. O curso é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Justiça e o Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN.
Segundo Rogério Baicere, agente penitenciário federal e coordenador do Projeto de Implantação de Gestão Penitenciária do Depen, o projeto visa transferir métodos e experiências de sucesso do Sistema Penitenciário Federal às Unidades Prisionais Estaduais em todo o país,
“Esse projeto tem como objetivo principal passar experiências de sucesso do Sistema Penitenciário Federal teve aos Sistemas penitenciários estaduais”, afirmou.
O treinamento é divido em três etapas. A primeira corresponde a análise diagnóstica da unidade penal; a segunda é o cumprimento por parte do Estado de etapas acordadas; e a terceira etapa consiste em estágio supervisionado.
O curso tem duração de dois meses e deve ser ministrado por professores da Academia Nacional de Polícia e pela Escola Nacional de Serviço Penal.
Durante três meses, no ano passado foram contemplados pelo treinamento especializado em procedimento de segurança e rotina 23 agentes penitenciários da Casa de Detenção da cidade de São Raimundo Nonato. Essa é a primeira vez que o Piauí recebe o apoio e incentivo da Escola Nacional de Serviço Penal.