GeralTodas as Notícias

Agespisa amplia capacidade de tratamento de esgoto em Picos

anuncio17 UNIFSA

A Agespisa concluiu a obra de ampliação da estação de tratamento de esgotos de Picos, que fica a 308 quilômetros ao sul de Teresina. O sistema agora conta com quatro lagoas, sendo duas facultativas e duas de maturação.

Com a obra, a capacidade de tratamento de esgotos de Picos passa de 25 para 90,9 litros por segundo, o que vai possibilitar um atendimento deste serviço para os próximos 20 anos. Para isso, a Agespisa investiu R$ 4,5 milhões, com recursos do Governo Federal e contrapartida do Governo do Piauí.

Uma das quatro lagoas de tratamento do sistema de esgoto de Picos já em funcionamento na cidade-Foto:  Arquivo Agespisa
Uma das quatro lagoas de tratamento do sistema de esgoto de Picos já em funcionamento na cidade-Foto: Arquivo Agespisa

O sistema contava apenas com uma lagoa do tipo facultativa. Agora, são mais uma facultativa e duas de maturação. Estas últimas, além de ampliar a capacidade, também aprimoram a qualidade de tratamento porque eliminam os agentes patológicos.

Picos é um dos seis municípios piauienses com rede de esgotamento sanitário. O índice de cobertura atual é de 31,62%, um dos maiores do Estado. Com as obras de ampliação da rede, também já concluídas pela prefeitura, esse índice vai aumentar para cerca de 65%, quando os moradores fizerem suas ligações à rede.

Vale lembrar que a Agespisa trata 100% do esgoto que é coletado na cidade, cuja capacidade é suficiente para realizar esse tratamento até 2035. E a natureza agradece porque as águas estão sendo devolvidas ao meio ambiente, ou seja, ao Rio Guaribas, devidamente tratadas.

A ampliação do sistema de tratamento de esgotos beneficia diretamente mais de 55 mil pessoas em Picos.

Ascom Agespisa

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.