Agespisa chega ao fim: nova empresa assume abastecimento e esgotamento em todo o Piauí

Chega ao fim um dos ciclos mais longos da administração de serviços públicos no Piauí. Neste domingo, 22 de junho, a Agespisa encerra oficialmente suas atividades, abrindo espaço para a Águas do Piauí assumir os serviços de abastecimento de água e esgoto nos 224 municípios do estado.
A nova operadora inicia a concessão com um contrato que prevê R$ 9,6 bilhões em investimentos, garantindo a meta de 99% de abastecimento com água potável até 2033 e 90% de cobertura de esgoto até 2040.
A Agespisa deixa a operação após anos de dificuldades financeiras e estruturais. Com mais de 800 trabalhadores desligados, entre adesões ao Programa de Afastamento Incentivado e demissões, a empresa entra em processo de liquidação.
O governador Rafael Fonteles afirmou que o momento é de garantir o cumprimento de metas e melhorias reais. “Nosso desafio é garantir que a população seja bem atendida e que os investimentos prometidos sejam feitos”, pontuou.
A Águas do Piauí antecipou a entrada em 75 cidades, beneficiando mais de 1,3 milhão de piauienses. O cronograma de operação segue até julho.