JaicósMunicípios

Agespisa inicia a perfuração de dois novos poços tubulares para abastecer Jaicós

anuncio17 UNIFSA
Açude Tiririca de Jaicós
Situação do Açude Tiririca de Jaicós é alarmante‏. Foto: Otávio Veloso

Com a seca do açude Tiririca, que abastecia a cidade de Jaicós desde a sua inauguração na década de 80, a população enfrenta um verdadeiro caos para obter água. A fonte agora é a água de quatro poços tubulares disponibilizada em chafarizes espalhados por diversos pontos da cidade e interligados à rede de abastecimento.

Porém, o volume de água captado nos poços ainda é insuficiente para atender a uma população de cerca de 10 mil habitantes. Segundo o chefe do escritório local da Agespisa, Francisco de Assis Costa e Sousa, o Chiquinho de Patrício, para abastecer seriam necessários cerca de 10 poços tubulares. Somadas as capacidades dos quatro poços já interligados, o volume de água será de apenas 40.000 m³ por hora. O ideal seriam 80.000 m³ por hora.

“Na verdade, ao todo, a Agespisa perfurou, em 2011, oito poços, mas apenas a metade destes deu vazão. “E nos próximos 20 dias, colocaremos em funcionamento o quinto poço, com o dobro da vazão de cada um dos demais, o que corresponderá a mais 20 mil litros por hora”, informou o presidente da Agespisa, Raimundo Neto.

No Centro e Serranópolis, a água ainda chega até as residência através da rede de abastecimento. Nos Bairros Armínio José de Sousa (Pedrinhas) e Francílio Almeida (Matadouro) e Nova Olinda, água somente nos chafarizes.

Representantes do Governo Estadual no município de Jaicós tem se articlulado junto ao governador Wilson Martins e ao deputado estadual e secretário de Governo Wilson Brandão, em busca de soluções. As reivindicações tem sido atendidas. Agespisa reforçou as equipes de trabalho na cidade e enviou uma equipe de geólogos à Jaicós, visando à perfuração de mais poços.

Atualmente, duas máquinas perfuratrizes foram enviadas para o município e trabalham na perfuração de poços, um no Bairro Matadouro e outro na ETA – Estação de Tratamento de Água. Um quinto poço tubular, já perfurado no Bairro Bom Sucesso, também será interligadp à rede nos próximos dias. E já a partir desta semana, começam as obras para a construção da casa de bomba e da adutora. Com 1.900 metros de extensão, a adutora será interligada diretamente à rede de distribuição na cidade.

“Nosso foco agora é solucionar o problema do abastecimento de água na cidade de Jaicós.”, afirmou o vereador Antônio Robert, o Robim (PSB). Segundo ele, o número de poços a serem perfurados é indeterminado. A meta é abastecer a cidade. “O governador e o deputado Wilson Brandão se sensibilizaram com o problema e disponibilizaram todas as condições necessárias para solucionar a falta de água”, disse Robim.

Fonte: Cidades Na Net

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.