Cultura

Agricultores cantam e rezam para homenagear Santos Reis no PI

anuncio17 UNIFSA
Agricultores de máscara e fantasiados, representando os guardiões do Menino Deus

A sexta-feira (06) é Dia de Santos Reis. No Piauí, uma tradição passada de pai para filho mantém a fé nos três homens que visitaram e presentearam Jesus logo após o nascimento. Durante os primeiros dias do mês de janeiro, os agricultores fazem uma peregrinação para agradecer pelas graças alcançadas.

O município de São Félix do Piauí, que fica a 160 quilômetros de Teresina, vive dias de religiosidade e penitência para homenagear os santos reis. O ritual que lembra os Três Reis Magos na casa do agricultor João dos Santos é realizado há mais de 40 anos.

Este ano, Gilmar fez o pedido aos santos reis. A mulher dele, que está muito doente, ficou curada após uma promessa feita pelo marido. Com a graça alcançada, a família dá início à penitência para agradecer aos Santos Reis. São cinco dias de caminhada visitando todas as casas da região.

O som do foguete marca a saída do reisado. O grupo chega a percorrer até 20 quilômetros em um dia. O cântico improvisado fala sobre a promessa feita pela família e pede uma contribuição para a festa dos santos reis, apelo que é sempre atendido. As doações vão desde alimentos até animais vivos.

O ritual termina com a chegada dos caretas. Agricultores de máscara e fantasiados, representando os guardiões do Menino Deus, juntam-se aos animais e encerram dançando com o boi. “É uma cultura que não pode deixar acabar. É uma cultura, realmente, da nossa região nordestina”, diz o professor Manuel Vieira.

Do G1

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.