ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
DestaquesGeral

Agricultores começam a receber milho na Conab de Picos em quantidade reduzida

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou desde a última segunda-feira (18) a distribuição do milho para os agricultores de Picos e macrorregião. Após quase dois meses sem o produto, o milho está sendo distribuído em pequenas quantidades aos produtores e criadores de animais.

Agricultores estão recebendo entre 60 e 1000 kg do produto. Foto: Jesika Mayara
Agricultores estão recebendo entre 60 e 1000 kg do produto. Foto: Jesika Mayara

Para o agricultor picoense, Luís Pinheiro Luz, 73 anos, que há dois anos participa do programa venda no balcão, sem o milho estava se tornando difícil continuar com a criação do rebanho de animais, o mesmo estava mantendo-os com ração comprada e palha de banana. “Eu crio no momento 150 ovelhas, 200 galinhas, 30 gados além de porcos, então estava muito difícil alimentar esta grande quantidade de animais, estava recorrendo à palha de banana para alimentar os animais”, conta Luís Pinheiro.

Entrega do milho aos agricultores - Foto: Jesika Mayara
Entrega do milho aos agricultores – Foto: Jesika Mayara

O agricultor ainda disse que por conta do estoque disponível na Conab ser ainda insuficiente, recebeu apenas 16 sacos quando anteriormente recebia mais de 30 sacos do produto. A Conab de Picos dispõe em estoque no galpão 680 toneladas do produto a serem distribuídos. Em decorrência da quantidade ainda ser insuficiente, os agricultores receberão como quantidade máxima até 1000 kg.

Agricultor, Antônio Reis - Foto: Jesika Mayara
Agricultor, Antônio Reis – Foto: Jesika Mayara

 Antônio Reis, agricultor da cidade de Gemiano, também está recebendo o milho em uma quantidade inferior. “Estou hoje recebendo apenas 16 sacos, e não há expectativas para que eu venha a receber o produto em maiores quantidades. Eu crio ovelhas, porcos, gado, e sobrevivo da venda da carne destes animais e do leite do gado, mas por conta da seca tenho tido muitos prejuízos, a própria criação dos animais tem diminuído”, lamenta o agricultor.

Os  beneficiados com o programa venda de balcão na Conab de Picos que atende a oito mil agricultores , recebem cada parcela do produto no intervalo de 31 dias. A previsão é que no próximo ano a distribuição do milho seja normalizada.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade