Agricultores de Picos e macrorregião receberão silagens para nutrição de animais
- O EMATER entregou 85 toneladas de silagem em Picos no último sábado para mitigar os efeitos de uma seca prolongada que atinge o Piauí há dois anos, beneficiando pequenos produtores rurais em vinte municípios.
- O secretário Rubens Martins estabeleceu que as secretarias municipais de agricultura devem gerir a distribuição do insumo, priorizando agricultores familiares e avaliando a necessidade de novos carregamentos para suprir a demanda regional por nutrição animal.
- A silagem, composta por milho, sorgo e mineto, é produzida localmente para o semiárido e será distribuída em 86 municípios piauienses que decretaram situação de emergência, com previsão de auxílio adicional em sementes de milho e feijão.
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, EMATER, recebeu no último sábado (7) na sede do instituto em Picos, silagens para subsidiar os rebanhos dos agricultores familiares que vem sendo castigados em decorrência do período de seca que se estende por mais de dois anos. A cidade de Picos foi atendida com 85 toneladas a serem entregues a 20 municípios da região distribuídos pela Unidade da Agência de Defesa Agropecuária.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural do Piauí, Rubens Martins, a cidade de Picos foi contemplada com 85 mil kg de silagens que ficarão sobre a responsabilidade da Secretária de Agricultura para realizar a distribuição aos pequenos agricultores de Picos e macrorregião. Como critérios para receber o produto, a pessoa a ser beneficiada deve ser agricultor familiar, mas fica a cargo das secretárias municipais redistribuir as silagens.
Rubens Martins ainda ressaltou que caso a quantidade não seja suficiente para atender a demanda seja possível trazer novas cargas de silagens para o município. “É possível que sim. Estamos hoje trazendo estas 85 toneladas, mas o Prefeito Kléber Eulálio junto ao seu secretário de Agricultura deverá fazer o dimensionamento das silagens,mas estamos aberto a complementar e posteriormente atender com as sementes de milho e feijão”, disse Rubens Martins.
A silagem a ser distribuída é compatível com a realidade do semi-árido. A mesma é produzida no Piauí, e formada a partir da mistura do milho, sorro forrageiro, mineto que são triturados e embalados para serem distribuídos em sacos de 50kg. A silagem é uma forma de auxiliar na nutrição do animal. O produto será distribuído em 86 municípios do Estado que se encontram em situação de emergência.
O RiachãoNet está no WhatsApp!
Entre no grupo e acompanhe as notícias em tempo real.
