Agricultores picoenses investem no cultivo de produtos orgânicos

A parceria entre a Federação Brasileira dos Bancos – FEBRABAN, Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí – SEBRAE/PI e a Prefeitura Municipal de Picos através da Secretaria Municipal de Agricultura vem desenvolvendo junto aos pequenos agricultores o cultivo de produtos agrícolas no município. Cerca de 10 agricultores picoenses têm se dedicado à respectiva atividade agrícola e obtendo boa rentabilidade.

O secretário de Agricultura de Picos, Manoel Vieira, destaca o desenvolvimento desta cultura agrícola como um avanço para a economia de Picos. “Diante do período de estiagem que tanto tem prejudicado o semiárido piauiense, a dificuldade no abastecimento de água, e outras necessidades tem feito com que os agricultores invistam em outros tipos de produtos, como é o caso do plantio de hortaliças orgânicas. Em Picos esta atividade tem dado muito certo, mesmo com os problemas no abastecimento de água”, explica Manoel Vieira.

Recentemente os produtos estavam sendo expostos na Praça Josino Ferreira para venda ao público. No entanto, os agricultores tem a liberdade da venda direta nos locais de produção, assim como nas feiras-livres do bairro Centro e Junco.
No município as hortaliças estão sendo cultivadas no bairro Val Paraíso e demais pontos, e na zona rural na comunidade de Tabuleiros dos Pios. Devido ao período de estiagem o plantio em Tabuleiros dos Pios foi prejudicada.
Vantagens no consumo de produtos orgânicos
Pesquisas e estudos realizados pelos mais importantes órgãos nutricionais e agrícolas do mundo confirmam que o alimento orgânico é mais nutritivo do que o alimento convencional. Segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), os alimentos de origem orgânica apresentam 63% a mais de cálcio, 73% a mais de ferro, 118% a mais de magnésio, 91% a mais de fósforo, 125% a mais de potássio e 60% a mais de zinco, todas vitaminas essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da saúde.
O mesmo estudo também aponta para benefícios no tratamento de doenças, como na prevenção do câncer, já que os alimentos orgânicos também têm como característica serem muito mais anti-oxidantes que os convencionais. Uma sopa feita com vegetais orgânicos, por exemplo, contém seis vezes mais ácido salicílico (componente produzido naturalmente pelas plantas como um componente protetor contra estresse e doenças) do que as sopas de vegetais não-orgânicos.