Geral

Agricultura familiar em crise no interior do Piauí

anuncio17 UNIFSA
Agricultores e entidades vivem momento de incerteza -Foto:Maria Moura

Por Maria Moura

As atividades desenvolvidas pelo Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) no território São João do Piauí foram tema de reunião entre representantes do poder público, entidades executoras e comunidades beneficiadas. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (13) no auditório da Câmara Municipal de São Raimundo Nonato.

O momento foi dedicado a discussões relacionadas à difícil realidade vivida pelo PDHC em todos os estados brasileiros onde as atividades são desenvolvidas. A preocupação tem justificativa: há seis meses o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), órgão financiador do PDHC, não realiza o repasse de recursos financeiros referentes ao custeio das atividades.

Ao centro, Geraldo Firmino, gerente financeiro do PDHC-Foto:Maria Moura

Com salários atrasados, os técnicos que acompanham as famílias beneficiadas – 1.059 apenas no território Serra da Capivara – paralisaram suas atividades. As entidades executoras seguem o mesmo caminho e buscam alternativas para solucionar o problema. Sem recursos para manutenção da assessoria técnica e suporte das equipes de trabalho, estão se articulando em nível estadual a fim de cobrar uma definição por parte do governo federal.

Para Hildebrando Pires, coordenador da Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, uma das entidades executoras do projeto no território Serra da Capivara, o momento exige atenção por parte da sociedade.

– É necessário que a mobilização seja feita pensando em três situações: repasse dos recursos que estão em atraso; contingenciamento dos recursos do PDHC; e a continuidade do projeto – pondera. Segundo as entidades executoras, é possível que nos próximos meses haja diminuição no valor dos recursos destinados ao projeto.

A dificuldade financeira foi confirmada pelo gerente financeiro do projeto, Geraldo Firmino. “O caixa que nós temos garante até agosto as despesas fundamentais (aluguel, telefone, água, entre outras), então não temos caixas para liberar recursos para as parceiras”, afirma. Firmino atribui as dificuldades atuais à mudança na chefia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, assumido por Pepe Vargas em março de 2012.

MDA atrasou repasse de recursos e não sinaliza continuação do PDHC-Foto:Maria Moura

Também presente ao evento, o deputado federal Jesus Rodrigues (PT/PI) afirmou que dialogou recentemente com a equipe ministerial, ressaltando que Vargas teria assegurado a regularização do PDHC para os próximos meses. No entanto, a continuidade do projeto ainda é incerta.

Um documento com encaminhamentos propostos e assinaturas colhidas em meio às famílias acompanhadas pelo projeto será encaminhado à secretaria geral da presidência da república, aos congressistas piauienses e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.