ad16
Alagoinha do PiauíGeralMunicípios

Alagoinha do Piauí recebe cisternas do “Água para todos”

[ad#336×280]O município de Alagoinha do Piauí, á 386 quilômetros ao sul de Teresina, foi contemplado com 350 cisternas de polietileno do Programa “Água para todos”. Cada reservatório tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água, o suficiente para atender uma família de cinco pessoas num período de estiagem de até seis meses.

As cisternas já chegaram ao município e imediatamente foram instaladas nas casas que ainda não contavam com reservatória para captação de água. Segundo o prefeito Municipal de Alagoinha do Piauí, o médico Pedro Otacílio de Sousa Moura (PSB), com este novo investimento foi possível atender todas as residências da zona rural do município com um reservatório de água. “Isso melhora a qualidade de vida das famílias que moram nas comunidades rurais que vão poder contar com água potável.” Destacou o gestor.

Cisternas-Foto: Dcapi
Cisternas-Foto: Dcapi

O abastecimento das cisternas é feito com a água da chuva captada por meio das calhas instaladas no telhado das residências. A durabilidade dos reservatórios de polietileno já pode ser comprovada em países como Austrália, México, China e Índia, onde seu tempo de vida útil contabilizou mais de 35 anos. Por serem produzidos especialmente para a exposição solar recebem aditivos para resistir a raios ultravioletas.

O Programa Água para todos foi desenvolvido pelo Ministério da Integração Nacional e é executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) em parceria com os municípios. Apenas famílias de baixa renda e aquelas beneficiárias dos Programas Sociais, como Bolsa Família, podem receber a doação das cisternas.

Fonte: DCAPI

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também