ad16
AutoPECASonline24.pt
Alagoinha do PiauíEducaçãoGeralMunicípios

Alagoinha do Piauí recebe mais um ônibus escolar

[ad#336×280]O município de Alagoinha do Piauí (localizado a 386 quilômetros ao sul de Teresina) foi contemplado com mais um ônibus escolar zerado, através do Programa “Caminho da Escola” do Ministério da Educação. O veículo, que tem o chassi fornecido pela Volkswagen e carroceria da marca Caio, tem capacidade para transportar 60 estudantes, inclusive com vaga para cadeirante.

Segundo o secretário municipal de educação, professor Márcio Ribeiro Soares, o ônibus custou aproximadamente R$ 226 mil e vai ser utilizado no transporte de alunos que residem nas comunidades vizinhas ao Povoado Serra Velha. “O novo veículo oferece conforto e segurança aos estudantes e estamos esperando a chegada de mais outro ônibus prometido pelo governo do estado.” Ressaltou Márcio.

Onibus de Alagoinha-Foto: Ascom
Onibus de Alagoinha-Foto: Ascom

Agora Alagoinha do Piauí passa a contar com três ônibus escolares. Para o prefeito municipal, médico Pedro Otacílio de Sousa Moura (PSB), ainda não é o suficiente para atender a grande demanda e vai ser necessária a locação de transportes alternativos para que todas as comunidades rurais sejam atendidas com transporte de alunos.

Em relação à rota dos outros dois veículos, Márcio Ribeiro, informou que um dos carros vai realizar o transporte da região do Amarelo Ferrado com destino ao São João e outro ônibus vai atender a área de Malhada Bonita.

Programa Caminho da Escola

O Programa foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

O governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, oferece veículos com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

O Programa consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.

Ascom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade