ad16
Alagoinha do PiauíEducaçãoGeralMunicípios

Alagoinha do Piauí recebe mais um ônibus escolar

[ad#336×280]O município de Alagoinha do Piauí (localizado a 386 quilômetros ao sul de Teresina) foi contemplado com mais um ônibus escolar zerado, através do Programa “Caminho da Escola” do Ministério da Educação. O veículo, que tem o chassi fornecido pela Volkswagen e carroceria da marca Caio, tem capacidade para transportar 60 estudantes, inclusive com vaga para cadeirante.

Segundo o secretário municipal de educação, professor Márcio Ribeiro Soares, o ônibus custou aproximadamente R$ 226 mil e vai ser utilizado no transporte de alunos que residem nas comunidades vizinhas ao Povoado Serra Velha. “O novo veículo oferece conforto e segurança aos estudantes e estamos esperando a chegada de mais outro ônibus prometido pelo governo do estado.” Ressaltou Márcio.

Onibus de Alagoinha-Foto: Ascom
Onibus de Alagoinha-Foto: Ascom

Agora Alagoinha do Piauí passa a contar com três ônibus escolares. Para o prefeito municipal, médico Pedro Otacílio de Sousa Moura (PSB), ainda não é o suficiente para atender a grande demanda e vai ser necessária a locação de transportes alternativos para que todas as comunidades rurais sejam atendidas com transporte de alunos.

Em relação à rota dos outros dois veículos, Márcio Ribeiro, informou que um dos carros vai realizar o transporte da região do Amarelo Ferrado com destino ao São João e outro ônibus vai atender a área de Malhada Bonita.

Programa Caminho da Escola

O Programa foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

O governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, oferece veículos com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

O Programa consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.

Ascom

Tags

1 Comentário

  1. I’m also writing to make you understand of the awesome discovery my friend’s girl experienced visiting the blog. She discovered lots of issues, including what it is like to have an excellent helping mood to let other folks just know just exactly a variety of problematic matters. You truly surpassed readers’ desires. I appreciate you for producing those precious, safe, edifying and as well as unique tips on that topic to Julie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Publicidade