ad16
GeralSaúde

Álcool e outras Drogas: Instituições relatam melhoria no atendimento a pacientes

[ad#336×280]Depoimentos de profissionais e de participantes sobre as experiências vividas com dependentes químicos marcaram o III Simpósio de Álcool e Outras Drogas na Contemporaneidade, ocorrido no último fim de semana no município de Picos. Representantes da Policia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Centros de Atenção Psicossocial discutiram durante o III Simpósio de Álcool e Outras Drogas na Contemporaneidade como a união dessas instituições é importante no atendimento a dependentes químicos em Picos e nas cidades vizinhas.

 O cotidiano dos profissionais do Samu de Picos foi abordado pela coordenadora Rosa Dantas. Para a enfermeira, a parceria entre Policia Militar e Samu teve melhorias significativas na forma de abordagem aos pacientes daquela região.  “Essa junção de profissionais da PM e do Samu melhorou o atendimento tanto para os pacientes quanto para os nossos enfermeiros e socorristas, porque às vezes muitos pacientes alcoolizados tentavam nos agredir e agora a policia traz segurança para nós e para o próprio paciente que vê ali no momento da ocorrência mais segurança e rapidez em um só atendimento”, pontua coordenadora do Samu de Picos.

Simpósio Álcool e Drogas em Picos - Imagem: Ascom
Simpósio Álcool e Drogas em Picos – Imagem: Ascom

O comandante do 4º Batalhão da PM, Vagner Torres, destacou que as capacitações desenvolvidas pela Sesapi tem surtido efeito positivo dentro da corporação. “Nossos homens agora deixaram de lado a força e passaram a usar mais o coração, por tanto nossas ocorrências envolvendo dependentes químicos e pessoas alcoolizadas têm sido realizadas de forma mais humanizadas”, destaca.

Para o prefeito de Picos, Kleber Eulálio, as ações realizadas pelo governo Estadual na área de tratamento tem estimulado a sociedade a buscar cada vez mais ajuda do poder público. “Antigamente as famílias e o próprio paciente tinham receio em buscar tratamento por preconceito, hoje com a instalação de novos centros de tratamentos, com a realização de campanhas preventivas e através da própria discussão de estratégias como esse Simpósio, a população percebeu que a luta não é só dos prefeitos, da policia e nem dos especialistas, mas sim de todos nós”, frisou.

O III Simpósio de Álcool e Outras Drogas na Contemporaneidade aconteceu na última quinta e sexta-feira (20) no Buffet Fátima Sá, em Picos. Mais de 300 pessoas participaram de mais esta ação educativa da Sesapi contra as drogas. O Simpósio já foi realizado em Teresina e Luis Correia. A ideia é levar o evento para todos os territórios de desenvolvimento até o fim do ano.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Publicidade