Alepi chega aos 190 anos se prepara para futuro 100% digital, afirma Severo Eulálio
- No encerramento do Congresso das Cidades nesta quarta-feira (20), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio, destacou os 190 anos do parlamento estadual e a necessidade de modernização da Casa. “A Assembleia está se modernizando, preparando-se para que os próximos presidentes da encontrem a casa 100% informatizada e pronta para o …
No encerramento do Congresso das Cidades nesta quarta-feira (20), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio, destacou os 190 anos do parlamento estadual e a necessidade de modernização da Casa.
“A Assembleia está se modernizando, preparando-se para que os próximos presidentes da encontrem a casa 100% informatizada e pronta para o futuro”, afirmou o chefe do Legislativo estadual, durante palestra em uma das salas temáticas do evento.
Na oportunidade, Eulálio ainda destacou a importância da modernização tecnológica e da transformação digital em todos os âmbitos da gestão pública.
O deputado ressaltou que a utilização de inteligência artificial e a adoção de novas tecnologias devem ter como foco a eficiência, a celeridade e a transparência dos serviços públicos.
“Tudo isso serve para melhorar a vida das pessoas e garantir que a população possa acompanhar como seus recursos estão sendo investidos”, disse o presidente da Alepi.

O parlamentar, porém, ressaltou que a transformação digital vai além da instalação de computadores ou softwares. “Não é só adotar tecnologia, mas otimizar processos para dar mais efetividade e transparência à gestão pública”, acrescentou.
Ferramentais digitais para cidades inteligentes
Paralelamente, o evento também discutiu iniciativas capazes de promover uma gestão pública transformadora que possibilidade a construção de cidades mais inteligentes.
Um exemplo disso é o uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), sistema, considerado uma ferramenta transformadora, que visa facilitar o acesso da população aos serviços públicos.
“Através dele, os cidadãos podem tramitar processos, iniciar novos, acompanhar o andamento e realizar diversas outras ações de forma remota, por meio de dispositivos móveis. Essa facilidade representa uma alternativa à necessidade de comparecer presencialmente às secretarias, evitando filas e deslocamentos”, explicou Cristiano Altino Cavalcante.
O especialista pontuou que o SEI vai além da simples implementação tecnológica. “O objetivo é oferecer mais agilidade e comodidade no acesso aos serviços públicos, consolidando uma gestão mais eficiente e conectada com a população”, concluiu.
Fonte: Breno Moreno/ Cidade Verde
O RiachãoNet está no WhatsApp!
Entre no grupo e acompanhe as notícias em tempo real.
