ad16
GeralTodas as Notícias

Altas temperaturas prejudicam produção de caju em Teresina e Picos

Segundo pesquisador, as plantas não produziram frutos devido às altas temperaturas.

O Piauí se encontra na época de produção do caju, mas muitos produtores estão enfrentando problemas por conta das altas temperaturas registradas em Teresina e Picos, no Sul do Piauí. De acordo com produtores, a safra deveria estar no alto da colheita, entretanto, as plantas não produziram frutos.

Segundo o pesquisador da Embrapa, José Lopes, as flores dos cajueiros suportam uma temperatura de 36 º C e, nos últimos dias, foram registradas temperaturas acima desta média em Teresina e Picos, com isso, as plantas floresceram, mas não deram cajus ou produziram frutos bem pequenos.

Cajucultura-Foto: Paulo Barros

Um lagarta conhecida como ‘broca da ponta do cajueiro’ também é responsável pela baixa produção de cajus. José Lopes explica como a lagarta age.

“Ele não come folha. Ele penetra na planta e come a parte interna do galho.Com isso, as flores sairam, mas não deram frutos”, afirmou.

Ainda conforme o pesquisador, existe formas de combater a existência da “broca da ponta do cajueiro”. Ele recomenda a pulverização da planta antes da flor abrir, mas isso impedirá a ação da praga.

G1 Piauí

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também