ad16
Educação

Aluno de Sistemas de Informação da UFPI de Picos tem trabalho aceito em evento nacional

Telas do jogo UruBurbanos
Telas do jogo UruBurbanos

O aluno Artur Rodrigo concluinte (2011.1) do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do CSHNB (Picos) teve seu TCC aceito para publicação como artigo completo no principal evento de Jogos Eletrônicos e entretenimento digital do Brasil, o SBGames 2011. Em sua décima edição o evento ocorrerá em Salvador – BA de 07 à 09 de novembro (http://www.sbgames.org/sbgames2011/).

O trabalho intitulado “UruBurbanos: um Jogo para Apoiar o Ensino-Aprendizagem de Educação Ambiental” é orientado por Ryan Ribeiro de Azevedo do Departamento de Sistemas de Informação e co-orientado pela Professora Iael de Souza, do Departamento de Educação do CSHNB.

O UruBurbanso é um jogo 3D para auxiliar o processo de ensino/aprendizagem de educação ambiental, voltado para crianças e adolescentes, tendo como intuito despertar a consciência ecológica, mudança cultural e preservação ambiental. Foi um jogo educativo concebido para aplicação em atividades e práticas educativas do ensino fundamental e médio das escolas públicas de Picos.

O jogador (“player aluno”) controlado pelo aluno tem como missão limpar o bairro, recolhendo os detritos e armazenando-os nas coletas seletivas para serem reciclados. O jogador, em sua rota dentro do bairro, depara-se com diversos tipos de lixo poluindo o ambiente. Ao recolhê-los, ele os leva para as coletas seletivas e lá os armazena. Também foi realizada uma avaliação inicial a respeito do perfil dos professores e uma avaliação a respeito do uso do jogo desenvolvido.

A avaliação qualitativa consistiu da aplicação de questionários a professores das escolas públicas, a fim de verificar a possibilidade do uso do jogo em sala de aula. Os resultados apresentados demonstram que o jogo UruBurbanos é considerado uma ferramenta computacional educativa útil para auxiliar o processo de ensino aprendizagem de Educação Ambiental.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade